Quando o revel poderá intervir no processo?

Pergunta de Joana Verónica de Marques em 30-05-2022
(40 votos)

346, parágrafo único, do Novo CPC. (2) Por fim, o réu revel poderá intervir no processo em qualquer fase, independentemente da revelia, recebendo-o no estado em que se encontrar. Ou seja, considerando o histórico do processo.

Quando posso pedir à revelia?

O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: Contudo, pode o réu se manter inerte, e não apresentar qualquer resposta no processo. Quando isso ocorre estamos diante da revelia. A revelia, então, é a ausência de qualquer resposta por parte do réu.


É possível recorrer à revelia?

Revel pode apresentar novos argumentos jurídicos na apelação, diz STJ. O efeito devolutivo da apelação não está adstrito à revisão dos fatos e das provas dos autos, mas especialmente das consequências jurídicas que lhes atribuiu a sentença.

Quando o réu é revel precisa ser intimado da sentença?

346 determinar que o réu revel não precisa ser intimado dos atos processuais, o art. 513, § 2º, inciso II, do CPC/2015, preceitua que no início do cumprimento de sentença o réu revel (exceto o que foi citado por edital) deve ser intimado para cumprimento da decisão judicial por meio de carta com aviso de recebimento.

Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?

A jurisprudência do STJ é tão segura quanto à desnecessidade de nova intimação pessoal do revel, que a dispensa mesmo nos casos em que a revelia tenha decorrido de citação ficta, conforme expressa aresto abaixo: PROCESSUAL CIVIL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INÍCIO DO PRAZO PARA O CUMPRIMENTO VOLUNTÁRIO DA DECISÃO.

REVELIA AULA 02 - SOLUÇÃO PARA O RÉU REVEL PRODUZIR E APRESENTAR PROVAS [ILUSTRADA]


19 curiosidades que você vai gostar

Quando o réu não recebe a intimação?

Ou seja, significa que o não cumprimento da intimação nesse caso fará com que a parte que abriu o processo ganhe a causa. Sendo o processo da esfera penal por exemplo, a consequência pelo não comparecimento em audiência, o processo seguirá sem a defesa do réu.

O que acontece depois que o juiz decreta à revelia?

A revelia produz três efeitos: a presunção da veracidade dos fatos alegados pelo autor, desnecessidade de intimação do réu revel e o julgamento antecipado por mérito.

O que acontece quando um processo é julgado a revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

O que acontece após a revelia?

Os efeitos da revelia não abrangem as questões de direito, tampouco implicam renúncia a direito ou a automática procedência do pedido da parte adversa. Acarretam simplesmente a presunção relativa de veracidade dos fatos alegados pelo autor.



Outras questões

Qual a função do peixe cascudo?

Qual a diferença entre transtorno bipolar tipo 1 e tipo 2?

Onde é aplicada a anestesia geral?

Como ter engajamento na página do Facebook?

Quanto custa uma ninfoplastia?

Como aliviar dor de cabeça causada pela dengue?

Quais empresas utilizam o sistema just in time?

Quanto cada professor vai receber de precatório?

Como conseguir dopamina?

O que é erro no sistema de arquivos?

Quem é o par romântico de Luffy?

O que acontece quando a dívida completa 5 anos?

Onde se localiza o vasto lateral da coxa?

O que fazer para fortalecer coração?

Qual o melhor medidor de temperatura de testa?

Qual a toxina do arroz?

O que significa uma chavinha?

Quem rejeita as minhas palavras?

Estou endividado e não tenho como pagar?

Que tipo de rosto combina com cabelo curto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com