A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que reclamante que falte injustificadamente à audiência trabalhista, ainda que beneficiário de justiça gratuita, deve arcar com custas processuais. Segundo a Turma, é essa a disposição literal do art.
As custas processuais em sede trabalhista são calculadas sobre o valor da causa ou do ato judicial praticado pela parte, conforme o caso, tendo em vista o disposto no ordenamento jurídico trabalhista, seja no âmbito da CLT, seja a nível da legislação laboral extravagante.
Na Justiça do Trabalho, o pagamento de custas e emolumentos – despesas ou encargos decorrentes do processo – é feito exclusivamente mediante Guia de Recolhimento da União – GRU Judicial, conforme dispõe o Ato Conjunto TST/CSJT nº 21/2010. Emissão da GRU Judicial.
Regime de Custas Processuais Antes de tudo, vejamos o que dispõe a redação do art. 789 da CLT, modificado pela Reforma Trabalhista: Art. 789.
Como vimos acima, portanto, fica estabelecido o limite máximo do valor das custas processuais em 4 vezes o limite dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
Custas e Emolumentos - GRU Judicial CUSTAS E EMOLUMENTOS Na Justiça do Trabalho, o pagamento de custas e emolumentos – despesas ou encargos decorrentes do processo – é feito exclusivamente mediante Guia de Recolhimento da União – GRU Judicial , conforme dispõe o Ato Conjunto TST/CSJT nº 21/2010 .
Como é a dor de uma distensão muscular?
Qual o objetivo da dança na educação infantil?
Qual a classificação das cidades segundo suas funções?
Onde é usado o método Paulo Freire?
Quais tipos de forma podem ir ao forno?
Quais os prejuízos causados pela informalidade?
Qual cor combina com móveis bege?
Como saber se tem monóxido de carbono?
Quem toma remédio para pressão alta pode tomar tadalafila?
Quem assina o recibo de compra e venda?
O que acontece se correr todos os dias?
Qual exame detecta dores nas articulações?
Como fazer limpeza de pele com água de arroz?
É vedado herança de pessoa viva?