Quando o perito é impedido?

Pergunta de Renato André Branco Pinto Moreira em 30-05-2022
(15 votos)

O Perito Judicial deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo uma das seguintes situações: I. for parte do processo; II. tiver atuado como Assistente Técnico ou prestado depoimento como testemunha no processo; III.

Quando o perito está impedido de executar perícia?

? Caso o perito não possa exercer suas atividades com isenção, é fator determinante que ele se declare impedido, após nomeado ou indicado, quando ocorrerem as situações previstas nesta Norma. Quando nomeado, o perito deve dirigir petição, no prazo legal, justificando a escusa ou motivo do impedimento.


Quando o perito contador deve se declarar impedido?

O perito-contador pode declarar-se suspeito quando, após, nomeado, contratado ou escolhido verificar a ocorrência de situações que venha suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, desta maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão.

Quando o perito pode recusar?

O perito pode recusar o encargo atribuído pelo juiz, alegando motivo legítimo. Motivo legítimo é aquele que, dentro do razoável, justifica a recusa (fatores pessoais e profissionais).

O que acontece se o Perito Judicial não aceitar a nomeação?

O Perito poderá escusar-se do encargo, conforme os artigos 467 do Novo Código de Processo Civil, alegando justo motivo sob pena de renúncia a tal direito, no prazo de 15 (quinze) dias, disposto no artigo 157, § 1º do mesmo diploma: Artigo 467 – O perito pode escusar-se ou ser recusado por impedimento ou suspeição.

Perito Impedido


33 curiosidades que você vai gostar

É lícito as partes recusar o perito nomeado pelo juiz?

O perito pode escusar-se (art. 146), ou ser recusado por impedimento ou suspeição (art. 138, III); ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugnação, o juiz nomeará novo perito.”

O que o perito judicial não pode fazer?

É direito do Perito Judicial evitar qualquer interferência que possa constrangê-lo em seu trabalho, não admitindo, em nenhuma hipótese, subordinar sua apreciação a qualquer fato, pessoa, situação ou efeito que possa comprometer sua independência, denunciando a quem de direito a eventual ocorrência desta situação ...

Como recusar uma perícia?

O perito não pode se recusar a emitir o laudo; no máximo, ele pode pedir a destituição em caso de haver motivos de impedimento e suspeição, por não estar legalmente habilitado ou outra forte razão. O juiz aceitará ou não o pedido. Se aceito, nomeará outro perito (art. 467 do Código de Processo civil – CPC).

Como recusar perícia?

O perito pode pedir a sua destituição, em função de estar sobrecarregado de trabalho extrajudicial, porém deve apresentar uma petição muito bem fundamentada para que o juiz perceba o respeito que tem frente ao seu Juízo.



Outras questões

Como os seres humanos absorvem o nitrogênio?

Qual é a função que faz a conversão de radianos para graus?

Como se lê a fração 100 2?

Quanto que é 15 1000?

Como a microbiota contribui para o sistema imune humano?

Como se lê crase?

Como se ler esse número 1346?

Como ler as notas na clave de fá?

Como se lê 20 sobre 35?

Como se lê a Fraçao 12 25?

Em que grupo de processos acontece a comparação entre o que foi planejado e o que está sendo executado?

Como se lê 1 9 em decimal?

Quanto menor a escala maior a riqueza de detalhes?

O que quer dizer o poema Juca Pirama?

É possível ser diplomata?

Como se lê a Fraçao 25 1000?

Como se chama uma pessoa que trabalha num restaurante?

Quanto que é 2 0?

Porque me olho muito no espelho?

Como se lê a fração 25%?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com