De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor.
O fiador será responsável pelo cumprimento das obrigações e responsabilidades assumidas desde o início do prazo do contrato de locação até seu término e total desocupação do imóvel por parte do locatário.
Em regra, o fiador só pode ser executado em caso de não pagamento pelo devedor originário – é a chamada cláusula de benefício de ordem. Nesse caso, se eventualmente o fiador for executado pela dívida, pode se livrar da execução indicando bens do devedor principal, suficientes ao pagamento do débito.
O fiador é alguém que passa a ser o responsável legal por garantir eventuais dívidas de terceiro. Dessa forma, a fiança é uma garantia pessoal (fidejussória) e por conta disso, a pessoa que garante o adimplemento é a universalidade de bens penhoráveis do fiador.
Caso o aluguel não seja pago e ele não tenha condição de pagar, o fiador é obrigado por lei a arcar com essa dívida, uma vez que no contrato ele se responsabilizou por isso. Esse é um dos motivos da comprovação de bens que poderão ser usados como garantia em um eventual descumprimento de obrigação.
21 curiosidades que você vai gostar
10 Principais defesas do fiador para se livrar de uma dívida1 – O contrato de fiança deve ser feito por escrito. ... 2 – O fiador pode pedir que primeiro sejam executados os bens do devedor. ... 3 – Fim do prazo da fiança. ... 4 – Pedido de exoneração da fiança.
Não há dúvida de que o fiador é passivamente legitimado para a execução. Entretanto, o artigo 568, IV, do Código de Processo Civil, aponta como sujeito passivo na execução apenas o fiador judicial. Raciocinando-se a contrario sensu, concluir-se-ia que o fiador convencional não seria sujeito passivo na execução.
Proprietário que oferece imóvel em hipoteca para garantir dívida de outra pessoa, pode ser executado como devedor, individualmente. Foi o que decidiu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao analisar os Embargos à Execução interpostas na corte por dois fiadores.
O fiador ( “fides” = fé, acreditar) paga a obrigação do devedor para com o credor caso esse devedor não pague, sendo essa a função do fiador....Quando o fiador garante a obrigação do devedor, o devedor passa a se chamar afiançado, que nada mais é que um devedor cuja dívida será paga por um fiador....
Quem foi tabuada na vida real?
Quais as atribuições do técnico e do auxiliar na equipe de Enfermagem na sondagem gástrica?
O que colocar no ecoponto azul?
O que aconteceria se a Terra parasse de?
Quanto custa para abrir um salao de cabeleireiro?
Quem é o Idol mais bonito do K-pop?
O que é melhor ficar em Angra dos Reis ou ir para Ilha Grande?
Como retornar ao trabalho após afastamento INSS?
Quais recursos são interpostos?
Para que serve o curso normal médio?
O que a anemia causa no corpo?
Qual o valor do pH da água destilada?
Pode levar comida para paciente internado?
Quantos anos tem o ator Nicolas?
Quais são as características de uma educação de qualidade?
Quais são os 4 tipos de poluição?
O que são as entidades na Umbanda?
Quais são os elementos fundamentais de um lançamento contábil?