Retirar a energia ou o carácter enérgico.
A desenergização é uma medida de segurança de acordo com a NR-10, que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança de quem a manuseia.
1. Desenergização. Ação de retirar a energia. Fazer com que não haja mais energia.
Primeiros passos da desenergizaçãoSeccionamento. ... Impedimento de reenergização. ... Constatação da ausência de tensão. ... Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
Mas vale ressaltar: há diferença entre uma instalação desenergizada e uma desligada. De acordo com a NR 10, em uma instalação energizada desligada existe uma tensão maior ou igual a 50 volts, em corrente alternada, ou superior a 120 volts, em corrente contínua.
38 curiosidades que você vai gostar
A desenergização de uma rede elétrica é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuíto, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos profissionais envolvidos, conforme reza a NR-10.
Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
Nesta etapa deve-se impedir a reenergização, através de artifícios mecânicos (cadeados, por exemplo). Ou seja, isto vem a garantir ao trabalhador que o sistema permanecerá seccionado durante o andamento do seu trabalho.
Consiste na remoção dos elementos de bloqueio, travamentos ou mesmo a re-insersão de elementos condutores que foram retirados para garantir a não religação e finalmente a reenergização do circuito ou trecho, restabelecendo a condição de funcionamento das instalações.
a) seccionamento; b) impedimento de reenergização; c) constatação da ausência de tensão; d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
1. Dar energia ou tornar enérgico. 2. Transmitir energia eléctrica .
Constatação de ausência de tensão
É a verificação da efetiva ausência de tensão nos condutores do circuito elétrico. Deve ser feita com detectores, testados antes e após a verificação da ausência de tensão, sendo realizada por contato ou por aproximação e de acordo com procedimento específicos.
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
O trabalho com instalações e equipamentos elétricos expõe o trabalhador aos riscos de queimaduras, paralisia muscular ou até mesmo a morte em acidentes nos quais a corrente elétrica passa através do corpo. A corrente elétrica somente pode se deslocar quando existe um circuito completo.
Segundo a NR10, Zona de Risco é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho”.
10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de ...
Saiba como fazer uma desenergização de acordo com a NR-10seccionamento;impedimento de reenergização;constatação da ausência de tensão;instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); e.
São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:Medidas de proteção coletiva;Medidas de proteção individual;Procedimentos de trabalho.
Uma forma de realizar as atividades necessárias, reduzindo os riscos ao máximo, é realizando a desenergização. Esse processo não é o simples desligamento do sistema, mas a supressão da energia na instalação – o que o torna mais seguro.
zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho. responsabilizar-se sozinho pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde.
Além do aspecto primordial de máxima proteção dos trabalhadores contra os efeitos térmicos do arco elétrico e do fogo repentino, as vestimentas devem possuir características que garantam sua manutenção ao longo do uso, tais como: resistência mecânica do tecido e linhas de costura e retenção de cor.
1.2 Esta Norma aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.
Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).
O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.
Como regular geladeira Fullgauge?
Qual a classificação do livro de Salmos?
O que código universal no mercado livre?
Qual a importância de um texto dissertativo-argumentativo?
O que é exoneração da solidariedade?
Quais são os dez passos para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo?
Como emitir guia de complementação do INSS?
O que caracteriza a distribuição desigual de renda no Brasil?
Como ocorre o processo da digestão dos fungos?
Como conseguir senha de acesso INSS?
Como se dá a interdependência entre os países?
Como fazer contas de solução química?
Como criar código de barras no Indesign?