A humanização na saúde é um conceito construído por relacionamentos interpessoais de qualidade, questões estruturais e éticas. Ela parte de um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória.
A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro (FERREIRA, 2009).
Porém, a humanização busca realmente tornar a experiência mais agradável (ou o menos desagradável) possível, estabelecendo uma ligação de respeito com o próximo. Tudo isso conspira para um atendimento mais eficaz, tratamentos que podem ser melhor conduzidos e até uma melhoria nos resultados da instituição.
27 curiosidades que você vai gostar
Humanizar é tornar-se humano, adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância, estupidez, desamor... É educar-se sendo mais benévolo, enfim, evoluir o “eu espírito”. A humanização deve existir em todas as nossas ações.
A humanização também pode tornar o atendimento mais eficaz, pois um paciente bem informado responde mais rapidamente e de forma mais correta às solicitações médicas. Portanto, a prática favorece a diminuição da concentração de pacientes nos hospitais, reduzindo a transmissão de doenças em casos de pandemia.
Mais que amenizar as adversidades das intervenções de saúde, a humanização na enfermagem também garante que elas sejam mais eficientes. Isso porque os indivíduos têm melhor disposição e condições de recuperação quando suas questões pessoais, sociais, psicológicas, familiares, financeiras e religiosas são respeitadas.
Quando você alia empatia e atendimento humanizado, o paciente tem mais chances de apresentar melhoras mais rápidas, pois o seu psicológico não foi abalado durante o tratamento. Além disso, o atendimento humanizado é um dos pilares que definem o conceito de saúde.
Benefícios da humanização do atendimentomemorabilidade (facilidade de ser lembrado pelo paciente);maior eficácia no cuidado ao paciente;forte relação com a ética;fidelização, facilidade em ganhar a confiança de quem é atendido.
(2013) a humanização nos serviços de urgência e emergência, é um grande desafio para o profissional de enfermagem, envolvendo a construção permanente de cidadania e, ainda correspondendo à admissão de novas atitudes éticas por parte de trabalhadores, gestores e usuários, no campo da gestão e das práticas de saúde, de ...
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
5 passos de como fazer um atendimento humanizado em clínicas e hospitaisQualifique a equipe de trabalho. ... Conheça bem os pacientes. ... Trabalhe com o acolhimento. ... Saiba respeitar as diferenças. ... Priorize a empatia sempre.
Atendimento humanizado é definido como a habilidade dos profissionais da área da saúde ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento com dignidade e sucesso, afirma a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha.
Humanização como conceito é o processo pelo qual surge e se desenvolve a cultura em todos os seus níveis (nível técnico-econômico, sócio político e ideológico)tal e como a conhecemos nos dias de hoje. ... O agente socializante será a própria sociedade como um todo, ou qualquer outro elemento ou elementos da sociedade.
Ética e Humanização
Segundo Ribeiro (2002), o humanismo está relacionado a uma ética baseada na condição humana e nos ideais partilhados pelos homens, assim como a um conjunto de valores que fundamentam a compreensão dos empreendimentos científicos e tecnológicos.
Quando o trabalho é humanizado Um dos objetivos do trabalho é inserir o ser humano no processo produtivo. Por trabalho saudável entendo aquele feito com prazer, onde há um bom relacionamento interpessoal, e condições materiais de se executar a tarefa.
O hospital humanizado é aquele que contempla, em sua estrutura física, tecnológica, humana e administrativa, a valoração e o respeito à dignidade da pessoa humana, seja ela paciente, familiar ou o próprio profissional que nele trabalha, garantindo condições para um atendimento de qualidade.
No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio mais humanas.
6 dicas de atendimento humanizadoInvista em inteligência de dados para conhecer melhor o seu cliente. ... Treine e motive a equipe. ... Avalie o feedback do cliente e aprenda com ele. ... Faça valer os três princípios da experiência do cliente. ... Humanize seus scripts e use a tecnologia a seu favor!
O conceito de ética na saúde
Na saúde, ter um comportamento ético é essencial para tratar a individualidade, de forma humanizada. Não basta apenas que o profissional busque a atualização e aperfeiçoamento para conquistar a credibilidade; é preciso também ter uma postura ética.
A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a bioética, tais como beneficência, não-maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo.
Qual é a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade.
A humanização na saúde em especial nos serviços de urgência e emergência é vista como um grande desafio para enfermagem. Ela é um ato de humanizar, ou seja, dar estado ou condições ao homem.
Objetivo dos serviços de urgência e emergências é salvar vida, diminuir riscos de seqüelas e transportar o paciente com segurança para tratamento definitivo em ambiente hospitalar quando necessário.
Como é a digestão dos mamíferos ruminantes?
Quem é mais inteligente introvertido ou extrovertido?
Pode usar hidratante de pele em banco de couro?
Como está o signo de Aquário no amor?
Como se deve escrever um e-mail?
Quantas vezes por dia devo tomar cefalexina?
O que é bom para diluir tinta?
Quando começa a contar a correção monetária?
Quais os objetivos da traqueostomia?
Como reduzir o uso de combustíveis fósseis?
O que visitar em roma em tres dias?
O que pode aumentar a pena-base?
O que significa sonhar com banho?
O que quer dizer ter bom ânimo?
Qual a diferença entre intuitiva e sensitiva?
Como acabar de vez com a dermatite atópica?
Como procurar por imagem no google?