O condomínio começa a ser moldado já durante a construção. Todo condomínio inicia quando o incorporador registra o empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis, de acordo com a lei 4591/64 sobre as incorporações imobiliárias. ...
O condomínio que conhecemos hoje, caracterizado pela posse de um grupo de pessoas sobre um objeto e/ou propriedade, é originado dos primórdios da Grécia antiga. Naquela época, era comum várias pessoas se juntarem em grandes edificações para vender mercadorias ou para morar.
Primeiros passos para a implantação de condomínio
A instalação do condomínio é o momento que marca a entrega do empreendimento aos compradores. Nesta assembleia acontece a escolha dos primeiros representantes para administrar o condomínio, com aprovação de orçamento, dando início ao processo de ocupação e administração do condomínio.
Institui-se o condomínio edilício por ato entre vivos ou testamento, registrado no Cartório de Registro de Imóveis, devendo constar daquele ato, além do disposto em lei especial: ... A instituição do condomínio é ato constitutivo e nela serão erigidas as unidades que comportam tal edificação.
Os condomínios surgiram por volta de 1820, em Londres, no entorno de praças e a primeira delas se chamava de Covent Garden (RAPOSO, 2016). Viver no entorno das praças demostrava prestígio. De início as praças eram abertas ao público geral, uma vez que era um local de encontro (BARBEIRO, 2016).
Garanta o licenciamento
Para que esse espaço seja considerado como tal, é essencial que haja mais de um dono de locais privativos que dividem áreas comuns. Além disso, é de suma importância que, no caso dos condomínios edilícios, haja a presença de administradores e uma constituição, como citado.
40 ideias para colocar em prática no condomínio em 2021
O condomínio é composto por um administrador encarregado de fazer cumprir as deliberações tomadas em assembleia de condóminos, sem qualquer limite de tempo para o exercício do cargo. O condomínio tem como fim a administração das zonas comuns do prédio. Exatamente como vemos em algumas figuras (imagens).
Uma das questões mais importantes sobre como administrar um condomínio é a folha de pagamento. O síndico é encarregado de realizar o pagamento dos salários em dia. Ele também é o responsável por depositar o 13º salário e encargos previdenciários.
Como comentamos, muitos condomínios optam por fazer a própria gestão de condomínio sem a ajuda de uma administradora. Essa prática se chama autogestão e, nesses casos, aquele que se candidatar ao cargo de síndico será responsável pela administração do condomínio como um todo.
O condomínio — o termo é utilizado com mais frequência para definir o direito exercido por pessoas (condôminos) sobre suas unidades privativas e sobre as dependências de uso comum de edificação. Estes podem se apresentar na forma horizontal ou vertical, residencial ou comercial . Entrada de um condomínio fechado em Guapimirim, no Brasil.
Como limpar porta de alumínio marrom?
Quanto tempo demora para cair um depósito em dinheiro no Bradesco?
Como funciona o desafio do +4 no Uno?
Como energizar o cristal multifacetado?
Qual máquina aceita Crediário?
Como limpar maçaneta de porta antiga?
O que é um contrato de trabalho sazonal?
Qual a prevenção da aspergilose?
Quais os princípios de assepsia cirúrgica?
O que é preciso para fazer exame de sangue?
O que faz o departamento de vendas de uma empresa?
Pode descontar atestado de horas?