Para garantir uma ligação emocional e o cuidado com o recém-nascido, são contados 5 dias de licença paternidade a partir do nascimento do bebê. Ou seja, contando a partir do dia útil seguinte à data do nascimento do novo membro da família. Mas, são cinco dias úteis ou cinco dias corridos?
A Constituição Federal prevê licença de cinco dias, período que se inicia no primeiro dia útil após o nascimento da criança. No entanto, se a empresa estiver cadastrada no programa Empresa Cidadã, o prazo será estendido para 20 dias (cinco dias, prorrogáveis por mais 15 dias).
Com a promulgação da Constituição Federal, o período de licença já previsto foi estendido de 1 (um) para 5 (cinco) dias, contando-se os 5 dias consecutivos a partir do dia útil seguinte ao da data de nascimento, de forma a absorver o dia autorizado pelo legislador previsto no art. 473, III da CLT.
Segundo a CLT, os pais possuem direito à 5 dias de licença paternidade com remuneração integral, ou seja, sem qualquer desconto no salário. Nesse sentido, o período é contado em dias corridos, com início no primeiro dia útil após o nascimento do bebê.
Depois que se tem filhos, a vida muda. Essa é a afirmação praticamente unânime da maioria dos pais, inclusive dos homens que hoje, estão muito mais envolvidos com todo esse processo.
45 curiosidades que você vai gostar
“Depois que o filho nasce, você pula de esposa para mãe e isso nunca mais vai mudar. A gente procura se adaptar à nova vida e nós somos as primeiras a mudar desde que descobrimos a gravidez. Isso faz parte da vida, de todo o processo”, mencionou Juh Alves.
Um filho muda totalmente a vida de casal, novas perspectivas, comportamentos, rotinas, tudo mudará. Cada dia será uma nova surpresa, uma nova descoberta. E o mais interessante: essa mudança física vem da consciência de ser pai ou mãe. ...
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante um afastamento de 5 dias do pai trabalhador após o nascimento do filho. O período sobe para 20 dias no caso de empresas que tenham aderido ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal. Para especialistas, ampliar o direito à licença-paternidade é um desafio.
A licença-paternidade é um direito concedido aos pais, no momento do nascimento de um filho ou filha, destinado para os cuidados gerais com a criança, apoio familiar e descanso. ... Esse direito não é tão conhecido como a licença-maternidade, que concede de 120 dias até seis meses de afastamento para a nova mamãe.
Porque a granulometria dos agregados é importante para as propriedades do concreto endurecido?
Qual tempo máximo de espera no UPA?
Quanto tempo dura o efeito do diazepam 2mg?
Como se chama menstruação antigamente?
O que se quer dizer supracitado?
O que precisa para dar entrada na aposentadoria especial?
Quem está de férias pode trabalhar?
O que são elementos não naturais?
Qual é a melhor praia de Salvador?
O que é monitoramento não invasivo?
Quais foram os povos que povoaram a Itália central?
O que são produtos de consumo?
Quais os sintomas de retenção de líquidos?
Quais são as linhas da umbanda?
Qual a origem do buquê de noiva?
O que faz parte de uma proposta educativa?