Em casos raros, a pessoa pode ter uma doença chamada afeto pseudobulbar, que faz rir e chorar sem controle. O problema pode ser um sintoma de acidente vascular cerebral (AVC), tumor no cérebro ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), esclerose múltipla, demência e traumatismo craniano.
Rir faz muito bem à saúde, relaxa, ajuda o coração... O problema é quando a ocasião é inadequada e as pessoas começam a rir em momentos nada engraçados. É o chamado riso nervoso. Segundo a neurologista Norma Fleming, o riso nervoso é uma resposta ao estresse; é algo independente da vontade da pessoa.
Pessoas com esquizofrenia frequentemente falam sozinhas ou riem sem motivo aparente, seja porque estão tendo alucinações, seja porque, simplesmente, não têm certos freios sociais que bloqueiam certos comportamentos na maioria das pessoas.
A risada é uma emoção social - a usamos para manter laços. Também emitimos uma série de sons estranhos quando rimos, e todos indicam que o músculo do peito está fazendo pressão na caixa toráxica para que o ar saia.
Ambas as condições podem causar o riso fora de hora, seja como um tique ou como um hábito rotineiro. Por sorte, é possível resolver o problema através da terapia, mas saiba que o processo pode ser longo. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a reconhecer a origem do riso e a controlá-lo.
Essa pode ser a forma que seu cérebro encontrou para aliviar o estresse e liberar a tensão, mas se o comportamento afetar negativamente sua vida, é importante controlar a vontade de rir. Se isso não funcionar, procure formas de tratar a causa do riso ou para aceitar esse comportamento.
Não se sinta culpado por querer rir. É normal sentir vontade de rir durante ocasiões sérias ou tristes, pois trata-se de uma reação para combater o incômodo. Tente puxar os cantos da boca para baixo, fazendo uma cara triste. Assim, seu cérebro pode entender o recado. Encare alguma coisa no ambiente e foque na sua respiração.
Erros de digitação na hora da compra: como proceder? É bastante comum recebermos mensagens sobre erros de digitação na hora da compra de uma passagem aérea. Uma letrinha trocada ou outra que foi comida, um email digitado errado, data de nascimento etc.
Quanto custa para montar uma fábrica de isopor?
Como funciona uma célula galvânica?
Como fazer uma ligação para o Piauí?
Como funciona o construtivismo na Educação?
Como implantar e ajustar as rotinas?
Como funciona a concessão de energia elétrica?
Como usar a metodologia Lean Startup?
Quais são as leis de incentivo fiscal?
Como se liga um inversor de frequência?
Qual o salário de um vigilante horista?
Quais são as lentes corretivas?
O que fazer para o feltro não ficar com bolinhas?
Como funcionam as ilusões de ótica no cérebro?