O El Niño 2019 está oficialmente encerrado. A informação foi divulgada, no último dia 08 de agosto, em boletim da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos.
O último El Niño ocorreu em 97-98 e foi de grande intensidade, causando prejuízos em várias partes do mundo.
A transição para uma fase neutra é esperada em meados de 2022, com um El Niño previsto para finalmente surgir no outono de 2023 (a partir do mês de março).
Valores abaixo de -0.5 indicam La Niña e acima de 0,5 indicam El Niño. E valores entre os dois indicam a fase neutra. As previsões mostram a intensificação da La Niña desde o trimestre de outubro/novembro/ dezembro até o trimestre de 2022 fevereiro/março/abril.
O La Niña está de volta pelo segundo ano consecutivo.
"As condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de probabilidade entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022", informou a agência.
22 curiosidades que você vai gostar
Na sequência, pela média histórica, temos o ingresso de um período de El-Nino na segunda metade do ano posterior. Porém, de acordo com a última projeção do IRI/CPC, essa sinalização é mais tímida. Sendo que, as condições para El-Niño tem 19% de probabilidade para ocorrer no trimestre de Jun/Jul/Ago de 2022.
No Brasil, além do efeito do La Niña, há influência de um fenômeno de longo prazo chamado de Oscilação (Inter) Decadal do Pacífico ou ODP. A oscilação vem fazendo com que as regiões Sudeste e Centro-Oeste recebam chuva abaixo da média nos verões há pelo menos dez anos. E em 2022, isso não será diferente.
Época em que historicamente ocorrem pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, o verão de 2022 será de muito calor, porém, intercalado com chuvas, que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
End of dialog window. Em atualização no dia 13 de janeiro, a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (Noaa) indicou que o fenômeno La Niña alcançou sua maturidade. O fenômeno prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término no início do inverno de 2022.
O frio deve chegar mais cedo ao Brasil este ano. É o que indica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em uma atualização feita no último mês. De acordo com a agência, a La Niña atingiu seu potencial máximo e a previsão é que o fenômeno termine antes do fim do inverno de 2022.
O verão 2021/2022 começa às 12h59 da terça-feira (21) e pelos próximos três meses será de calor intenso e chuva abaixo da média. Previsão que é contrária a de 2020/2021, quando o indicativo era de uma estação chuvosa com superação da média do volume de precipitações.
Chuvas abaixo da média e temperaturas altas marcarão o final deste ano. O ano está chegando ao fim e muitas são as expectativas com o mês de dezembro. ... A notícia não é boa para o segundo caso, pois a chuva será irregular e o mês terá mais dias de céu claro e de temperaturas altas.
No mês de julho de 2019, o índice Niño 3.4, principal parâmetro utilizado pelos para monitorar o fenômeno El Niño Oscilação Sul, estava 0,4 °C acima da média histórica. Foi a primeira vez, desde setembro do ano passado, que o indicador voltou a ficar abaixo do limiar de El Niño, que é maior ou igual a 0,5 °C.
Para 2022, a previsão é de que a estação deve ser quente, assim como ocorreu em 2021. Sendo assim, portanto, a partir do outono, as temperaturas e chuvas tendem a ter as mesmas características de 2021.
Em geral, episódios La Niñas também têm freqüência de 2 a 7 anos, todavia tem ocorrido em menor quantidade que o El Niño durante as últimas décadas. Além do mais, os episódios La Niña têm períodos de aproximadamente 9 a 12 meses, e somente alguns episódios persistem por mais que 2 anos.
O início de 2022 tem sido marcado por chuvas constantes em na maior parte do Brasil. De acordo com pesquisadores, os fatores naturais do verão combinados com o fenômeno La Niña e um Atlântico Tropical mais quente explicam, em parte, o volume de chuvas que causaram – e seguem causando – diversos transtornos no país.
Na tarde da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, mais precisamente às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.
Vamos ter pancadas de chuva, de forte intensidade, vários temporais e também condições para alagamentos e eventuais enchentes principalmente durante o mês de janeiro na região da Grande São Paulo. Mesmo assim, a previsão é de que chova menos do que a média normal nos meses de janeiro, de fevereiro e também de março.
Última modificação 02/12/2021 16h02 . Nesta terça-feira (30), foi publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), um informe sobre a influência do La Niña sobre as temperaturas e chuvas. De acordo com o texto, o fenômeno climático que se desenvolveu pelo segundo ano consecutivo deve durar até o início de 2022.
No Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
Há um ciclo irregular do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS), com períodos alternados de condições das águas superficiais do oceano Pacífico mais quentes que o normal (El Niño) ou mais frias que a média (La Niña). A tendência é de o El Niño ocorrer a cada 4 a 5 anos, geralmente com duração de 12 a 15 meses.
Com dias mais quentes e chuva abaixo da média, acelera-se a perda de umidade do solo. A chuva no Centro-Sul do Brasil varia muito de um ponto para outro nesta época do ano devido à natureza das precipitações, de origem convectiva pelo calor e a umidade.
09/12/2021: 14,3ºC
Meteorologista do Cepagri, Ana Ávila explica que as temperaturas mínimas normais para esta época do ano, o fim da primavera, variam entre 19,3ºC e 30,3ºC. A explicação está no fenômeno climático La Niña.
Com uma maior incidência de nuvens e chuva nas regiões Norte e Nordeste, a tendência é que a temperatura varie entre valores dentro ou abaixo da média ao longo do mês, trazendo um pequeno alívio para as temperaturas altas de Dezembro.
O verão 2021/2022 teve início em 21/12/2021 e termina em 20/03/2022.
Como colocar numeração a partir da 3 página?
O que pode ser feito para evitar uma zoonose?
Como deve ser administrado o Tridil?
Como salvar LibreOffice Impress em imagem?
Qual é a prevenção da amebíase?
Como colocar um site na área de trabalho do celular?
Como preparar Axetilcefuroxima 250mg 5ml?
Como fazer trabalho em PDF no notebook?
O que fazer para evitar a esclerose múltipla?
Como salvar um site na barra de tarefas?
Como recuperar alecrim que está morrendo?
Quais materiais sofrem oxidação?
Como se adquire uma lesão por esforço repetitivo?
Como se prevenir de uma intoxicação?
Como salvar um slide como mestre?
Como esconder parte da planilha Excel?