A tipografia (do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Ela vem evoluindo desde a invenção dos primeiros tipos, por volta de 1450.
Em 1450, uma invenção revolucionaria o mundo: Gutenberg criou letras de metal, viabilizando a imprensa. Museu dedicado a ele é considerado o mais importante do mundo quando o assunto é a história da tipografia.
A grande invenção de Gutemberg que, sim, é muito importante para a tipografia, foi tornar os tipos não só móveis como resistentes. As primeiras fontes móveis da história da humanidade na verdade apareceram na China, por volta de 1040, pelas mãos de Shen Kuo.
Na verdade, o tipo móvel de cerâmica foi inventado na China durante o século XI. Antes, impressores chineses haviam usado xilogravuras, entalhando cada página em um pedaço de madeira, num processo extremamente trabalhoso e demorado. Gutenberg nem mesmo chegou a ser o primeiro a usar o tipo móvel de metal.
Por volta de 1450, o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa com tipos móveis, criando letras e símbolos em relevo esculpidos em metal, capazes de aumentar os números na produção, diminuir o valor em cima, e disseminar a informação.
43 curiosidades que você vai gostar
Como um processo de imagem espelhada da letra na qual era pressionado em um metal formando o tipo. ... Cada tipo era posto em uma matriz para dar forma a página do texto.
Tipografia é o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Os tipos, conhecidos como fontes ou tipos de letra, indicam a composição visual de um texto. A tipografia é, sem dúvidas, uma das áreas mais importantes do Design Gráfico.
O dia 5 de janeiro é oficialmente a data em que a primeira tipografia entrou em execução no Brasil. Porém, segundo registros, um opúsculo (uma pequena obra, quase um folheto), de título Brasilsche Gelt-Sack, teria sido impresso em Recife, em 1634.
A tipografia é um processo de impressão em massa no qual se usam tipos móveis — formas de metal em relevo de letras e símbolos (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.) para dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. ... O conceito básico se dá pela reutilização desses tipos para compor os mais variados textos.
Tipografia é, na verdade, a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Antigamente, os tipógrafos usavam as letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras. Com o processo, era natural que o papel acabasse com uma textura, algo como um relevo baixo, em função da batida da impressão.
A tipografia clássica baseia-se em pequenos paralelepípedos de metal com relevos de letras e símbolos. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. No século XV, o alemão Johannes Gutenberg desenvolveu tipos móveis em metal e aperfeiçoou a prensa tipográfica.
Ela permitiu que a informação circulasse com muito mais agilidade e efetividade, visto que, quando os textos eram copiados à mão, os copistas poderiam alterá-lo. Mesmo a mudança de uma única letra poderia fazer grande diferença na interpretação.
Sendo fundamental em um sistema de comunicação, a tipografia torna-se um emissor que transmite mensagens, que serão recebidas pelo receptor. Ela “fala” pelo projeto gráfico e tem tom e forma própria de se comunicar.
Quais são os diferentes tipos de tipografia?Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços;Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas;Script (handwriting): simula a escrita à mão;Moderna (artísticas): mais enfeitadas.
De acordo com a definição do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tipografia é o “conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), espelhados no sistema de impressão direta com o uso de matriz em ...
Assim, um logotipo é composto por tipografia (letras) e símbolo. Por vezes, o tipo usado é tão característico que imprime a essência da marca. Exemplos de logotipo são: Google, Coca-Cola, Marisa, Sony e outros. Há quem defenda que Logotipo é apenas a parte escrita (lettering) de um logo.
O método tipográfico consiste num processo de transferência de tinta ao papel. É passada uma camada de tinta nas áreas em relevo que por sua vez são transferidas diretamente para o papel por pressão. É um processo direto e tem a matriz invertida.
Tipografia significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para fontes de letras. ... Todas as peças de design que possuem textos utilizam a tipografia para definir em qual formato e estilo as palavras irão aparecer. Além disso, a tipografia é a base da comunicação verbal.
Algumas fontes transmitem elegância, outras são mais informais e tradicionais. Fontes serifadas têm pequenos traços e prolongamentos nas hastes de cada letra. Elas transmitem a ideia de tradição, clássico. ... Fontes sem serifa não possuem prolongamentos nas hastes e geralmente têm uma aparência limpa, simples e moderna.
Traduzindo ao pé da letra, a palavra design significa “projeto” ou “desenho”. Quando adicionamos a palavra “gráfico”, estamos falando dos elementos visuais. Logo, design gráfico é desenvolver um projeto para solucionar um problema por meio de elementos visuais.
Design Patterns ou padrões de projetos são soluções generalistas para problemas recorrentes durante o desenvolvimento de um software. Não se trata de um framework ou um código pronto, mas de uma definição de alto nível de como um problema comum pode ser solucionado.
Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
Tipo na área da tipografia, refere-se aos tipos móveis das prensas mecânicas para impressão de textos. Podem ser feitos de dois materiais: os tipos de metal (ou tipos fundidos) e de madeira. Tipo é, também, o termo referente aos caracteres das letras.
A técnica de impressão já existia na China e no Japão (acredita-se que desde o século VIII), porém, o método usado era diferente, chamado de “impressão em bloco” usando um bloco de madeira talhado, para imprimir uma página com determinado texto.
Ela era aplicada nos tipos móveis com uma trouxa de pano. A prensa era movimentada por uma barra, que movia a rosca e o prelo. O papel ou o pergaminho ficava em cima dos caracteres, sob os quais era prensado por um prato de platina, ganhando o aspecto de uma página.
O que é uma fração imprópria aparente?
Como transformar amperagem em kVA?
Como transformar uma imagem em um logo?
Como fazer conversão de escala?
Como deixar o texto em maiúsculo?
Como usar o bicarbonato para clarear roupas?
Como converter corrente em kVA?
Como podemos transformar energia mecânica em energia térmica?
Como converter horas e minutos em decimal no Excel?
Como colocar esterco de cavalo nas plantas?
Como transformar uma imagem em PNG no Canva?
Como pedir demissão comum acordo?
Como pedir um homem em casamento de forma criativa?
Como pedir dinheiro de forma educada?
O que fazer com sua namorada a distância?
Qual o melhor lugar para fazer empréstimo para negativado?
Como pedir ajuda para um anjo?
Qual a modalidade de empréstimo para empresas do governo federal?