Finalmente, foi nos anos 2000 que o ar-condicionado tipo Split (aparelho com uma máquina interna e outra externa) começou a ser utilizado, principalmente para uso residencial, chegando a seu ápice na década de 2010.
Willis Carrier
Ar-condicionado/Inventores
A primeira unidade moderna de ar condicionado foi inventada em 1902 por Willis Carrier, em Buffalo, nos EUA. ... Carrier usou o seu conhecimento em aquecimento de objetos com vapor e reverteu o processo. Em vez de enviar ar através de serpentinas quentes, enviou-o através de serpentinas frias, cheias com água fria.
Em 1902 Willis Carrier, então um engenheiro praticamente recém-formado pela Universidade de Cornell (EUA), procurou uma forma de resolver os problemas de uma empresa de impressão causados pelo calor do verão nova-iorquino.
Minneapolis
A primeira aplicação residencial do ar-condicionado foi feita em uma mansão de Minneapolis, no ano de 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh.
Observe os três ou quatro primeiros dígitos do número de série, que são geralmente a semana e ano em que o ar condicionado foi fabricado.
Há, de fato, uma pessoa que detém a patente pelo produto: Willis Carrier, um norte-americano de Nova York. Nascido em 1876, o engenheiro deu os primeiros passos no desenvolvimento de um aparelho de ar-condicionado ainda em 1902.
Willis Carrier
O ar-condicionado foi inventado em 1902 pelo americano Willis Carrier, um engenheiro que tinha na época 25 anos que inventou um processo mecânico para condicionar o ar, mas o casamento entre essa invenção e os automóveis foi surgir apenas em 1939, com o Packard 180.
Packard 180 (One-Eighty) Apesar de terem sido criados na mesma época e de transformarem a vida de muita gente, o ar-condicionado e o automóvel só foram se casar muito tempo depois, no final de 1939. Dessa união veio o Packard 180 (One-Eighty), vendido como sendo o primeiro da história com ar-condicionado de fábrica.
Nascido em 1876, o engenheiro deu os primeiros passos no desenvolvimento de um aparelho de ar-condicionado ainda em 1902. O equipamento era capaz de quatro funções: controlar a temperatura, regular a umidade, gerenciar a circulação do ar e limpá-lo. O inventor registrou a patente em 1906.
E assim surgiu o primeiro condicionador de ar contínuo por processo mecânico, uma ideia tão boa que logo estava sendo empregada também em diversas fábricas da indústria têxtil.
O inventor registrou a patente em 1906. Desde então, ficou conhecido como o pai do ar-condicionado moderno — o que deve ter ajudado bastante a promover sua empresa, a Carrier Corporation, a partir de 1915. Ativa até hoje, a companhia fabrica e distribui não apenas equipamentos de ventilação e resfriamento, mas também aquecedores.
No mesmo ano, em 1914, Carrier instalou o primeiro ar condicionado em um hospital. O sistema criado por ele produzia umidade extra no berçário de prematuros do Allegheny General Hospital, de Pittsburgh. Cinco anos depois o ar-condicionado chegava aos cinemas.
Porque o Apple Watch não emparelha?
Como o mel pode ser classificado?
Como criar um novo bioma Terraria?
Quando uma pessoa age por impulso?
Como consultar CCM pessoa física?
Pode colocar óleo de melaleuca direto na vagina?
Quantos quilômetros um caminhão faz com 1 litro de diesel?
Qual é a diferença entre tricoline e popeline?
De quem os satélites recebem luz?
Qual a importância de uma educação Multi-cultural?
Qual ordem de julgamento dos processos?
Qual o verdadeiro nome do Deus de Israel?
Como se faz o recuo de uma citação?
O que significa o nome Mitsuki?