Como amamentar bebê com fenda palatina?

Pergunta de Adriana Leonor Santos de Matos em 03-10-2025
(44 votos)

BEBÊS COM FENDA DO PALATO A complementação com leite materno ordenhado, em geral pode ser feita via oral, por meio de mamadeira. Ao alimentar o bebê com fissura palatina, procure não deitá-lo, pois o leite poderá refluir para o nariz. Oriente para que seja deixado sempre em posição inclinada ou sentada.

Como alimentar um bebê com lábio leporino?

O importante é que os lábios se juntem ao bico e à aréola e que a criança esteja posicionada de forma que a mama possa vedar a fenda. O bebê pode ficar sentado, de frente para o corpo da mãe. Como alternativa, a mãe pode posicionar o bebê com a cabeça em seu colo e inclinar seu próprio corpo sobre ele.


Quais as principais complicações em caso de recém nascido com fenda palatina?

Diversos problemas decorrentes da presença de fissura labial e/ou fenda palatina podem acometer seu portador desde o nascimento, tais como dificuldades no aleitamento materno devido a sucção, deglutição e respiração prejudicadas, distúrbios na audição e fonação, com prejuízos na comunicação, além da baixa aceitação ...

Quais as consequências da fenda palatina?

A fenda palatina é uma malformação congênita em que o céu da boca não fecha corretamente, sendo notada uma abertura, o que pode interferir na alimentação e fala do bebê, podendo trazer complicações como desnutrição, anemia, pneumonia aspirativa e, até, infecções frequentes.

Porque o bebê nasce com fenda palatina?

O lábio leporino, também chamado de fissura labial, é uma malformação fetal em que o bebê nasce com uma divisão no lábio superior que pode se prolongar até o nariz, o que pode acontecer devido a fatores genéticos e ambientais, como consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, deficiências nutricionais na gestação ...

Amamentar o bebê com Fissura Lábio/Palatal, e agora?


40 curiosidades que você vai gostar

O que provoca a fenda palatina?

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...

Quais as chances de um bebê nascer com deficiência?

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

O que evita ter um bebê com lábio leporino?

As futuras mamães têm o poder de evitar essa má-formação

"Pode-se considerar o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, deficiências vitamínicas e fármacos anticonvulsivantes". Alguns estudos ainda mostram que o estresse dos dias atuais é um das causas predisponentes.

Quem tem lábio leporino tem direito a benefício?

III, do Decreto n. º 6.214 de 2007 é possível à concessão do Benefício de Prestação Continuada à pessoa com fissura labiopalatina por se enquadrar ao conceito de incapacidade.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com