No início de 2008 o W3C – consórcio de empresas de tecnologia que coordena os padrões da internet quanto a linguagem – anunciou a primeira especificação do HTML5. O HTML, que é responsável por organizar e formatar as páginas que visitamos na Internet, está em sua versão 4.0.1 e continua evoluindo.
Entender como o HTML se desenvolveu desde o seu surgimento é a melhor forma de entender o que é HTML5. Tudo começou em 1980, quando o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee criou a primeira versão da linguagem.
O HTML foi criado em 1991, por Tim Berners-Lee, no CERN (European Council for Nuclear Research) na suíça. Inicialmente o HTML foi projetado para interligar instituições de pesquisa próximas, e compartilhar documentos com facilidade.
O que é HTML5
As principais mudanças que a nova versão proporcionará aos usuários são: Melhor tratamento de exceção, mais tags para substituir scripts, independência de plataforma e redução da necessidade de plugins externos.
Ao criar um novo arquivo html5 ele já terá as tags <html>, <head> e <body>. No head ficam o título da página e arquivos externos JavaScript e CSS.
39 curiosidades que você vai gostar
Novos elementos semânticos e estruturais<article> Define um artigo dentro de um documento.<aside> Define o conteúdo de uma página.<bdi> Isola uma parte do texto.<dialog> Define uma caixa de diálogo ou mensagem.<footer> Define o rodapé de uma sessão ou documento.<header> Defines o cabeçalho de um documento ou sessão.
O elemento HTML <th> define uma célula cabeçalho do grupo de células de sua tabela.
O <canvas> é um elemento HTML que pode ser usado para desenhar gráficos na página web através de linguagem de script.
width como atributo da tag hr , table , td , th , col , colgroup e pre . Alguns atributos do HTML4 não são mais permitidos no HTML5. Se eles tiverem algum impacto negativo na compatibilidade de algum user-agent eles serão discutidos.
Atributos data-* nos permite armazenar informações extras em elementos HTML padrões e semânticos, sem a necessidades de hacks como classList, atributos fora do padrão, propriedades extras no DOM ou o método depreciado setUserData.
Sigla para HyperText Markup Language — Linguagem de Marcação de Hipertexto —, o HTML é o componente base da web. Isso quer dizer que ele permite a construção de websites e a inserção de novos conteúdos, como imagens e vídeos, por meio dos hipertextos.
Antes de mais nada, a linguagem de marcação HTML surgiu como solução para a disseminação e compartilhamento de documentos científicos entre pesquisadores. Tim e seus colegas pesquisadores, queriam uma forma mais fácil de compartilhar artigos e documentos científicos.
De uma maneira geral o HTML é um poderoso recurso, sendo uma linguagem de marcação muito simples e acessível voltada para a produção e compartilhamento de documentos, imagens, vídeos e áudio via streaming.
HTML e HTML5 são apenas duas partes da mesma tecnologia, embora signifiquem coisas ligeiramente diferentes. HTML refere-se à linguagem markup como um todo, muitas vezes à versão mais recente, enquanto HTML5 é a última atualização da mesma. Se você está procurando aprender HTML, é importante usar a última edição: HTML5.
HTML5, sigla para Hypertext Markup Language, é uma linguagem de marcação de hipertexto para apresentar e estruturar o conteúdo na web.
Na 8ª edição da Web.br teremos a presença ilustre de Bert Bos como keynote speaker. Ele, junto com Håkon Wium Lie, foram os dois inventores dos Cascading Style Sheets, tecnologia também conhecida pela sigla CSS.
Elementos eliminados
E como não poderia deixar de ser, alguns elementos não deverão mais ser utilizados, como por exemplo os elementos center , u , tt , frame e noframes .
Há dois tipos de atributos no HTML, os globais que são aceitos por todas as tags, como por exemplo: class, id, lang, style e algumas outras que você pode conferir na documentação também existem os específicos que somente algumas tags possuem, como src, disabled, href, label, etc…
Validação de formulário com HTML5
HTML5 inclui um mecanismo bastante sólido na validação de formulários com base nos atributos da tag input : type, pattern e require. Graças a esses novos atributos, você pode delegar algumas funções de verificação de dados para o navegador.
A canvas nada mais é do que um espaço onde podemos desenhar elementos específicos, formas geométricas e imagens, por exemplo, através de script (javascript geralmente). Também podemos usar CSS para a tag .
O elemento HTML Canvas ( <canvas> ) pode ser utilizado para desenhar gráficos utilizando scripts (geralmente JavaScript). Por exemplo, além de desenhar gráficos, ele pode ser usado para fazer composições de fotos e também para animações.
Transferir suas criações no Canva para um site, blog ou até ambientes Medium e WordPress é muito simples. Assim como você fez na dica anterior, clique em Publicar e, em seguida, no botão Incorporar. Seu código HTML fica disponível instantaneamente.
O Elemento HTML de Navegação ( <nav> ) representa uma seção de uma página que aponta para outras páginas ou para outras áreas da página, ou seja, uma seção com links de navegação.
HTML 5: Tags de LayoutARTICLE. <article> é um indicador de uma área de conteúdo do seu site, o núcleo de uma determinada página, a porção mais central e relevante da página. ... ASIDE. <aside> é um indicador de uma área de conteúdo paralelo, complementar ao conteúdo principal em sua página. ... FIGURE. ... FOOTER. ... HEADER. ... NAV. ... SECTION.
Estrutura do documento HTML. Um típico documento escrito em HTML possui três partes: a estrutura principal, o cabeçalho e o corpo. A estrutura principal deve iniciar com a etiqueta <HTML> e terminar com a etiqueta </HTML>.
Como tirar uma foto de cima para baixo?
Como Tirar fotos mais bonitas?
Como tirar umidade da parede que vem de baixo?
Como ir para o Brás da Barra Funda?
Como tirar todo o texto do Caps Lock?
Onde ficam as mensagens de spam do Messenger?
Quanto tempo de Porto Seguro para Corumbau?
Como salvar arquivos no OneNote?
Como deve estar o PELO para fazer depilação a laser?
Quanto que tá a passagem para o Magic City?
Como prevenir a doença leishmaniose?
Como se proteger do mosquito-palha?
Por que devo voltar a estudar?
Como prevenir a doença do carrapato?
O que fazer em caso de catástrofe?
O que existe na água contaminada que causa a doença cólera?