2. Quando utilizar a errata? O recurso da errata deve ser utilizado apenas quando já não há a opção de corrigir determinado trabalho. Ela vale apenas para estudos que já foram publicados ou entregues para a banca.
A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.
A errata deve ser divulgada nas mesmas proporções ocupadas pela oferta, para evitar qualquer expectativa de consumo pelo preço errado. Dessa forma, se a errata chegar ao conhecimento do consumidor antes da oferta ou simultaneamente a ela, deixa de haver obrigação de o consumidor cumprir o preço da oferta equivocada.
De acordo com a ABNT, ela deve conter:
Errata: sinônimos emenda (é possível fazer uma emenda em um documento ou mesmo em uma lei); retificação (preciso retificar o artigo entregue); ressalva (é necessária uma ressalva no texto).
A Lei 10.962, em seu artigo 5° traz que no caso de divergência de preços, o consumidor deverá pagar menor valor. Quando acontecer esse tipo de situação o consumidor tem direito de exigir que o fornecedor cumpra com aquilo que foi vinculado, não havendo distinção se foi oferta ou apresentação publicitária.
Havendo diferença em relação ao preço do produto em outro meio de comunicação no estabelecimento comercial, prevalecerá o menor preço. Em outras palavras, o consumidor pagará o menor valor quando houver divergência de preços entre a oferta e a cobrança, independentemente de qual preço for mais caro.
Modelo folha de aprovação
A errata pode ser utilizada para corrigir diferentes tipos de erros, incluindo erros de formatação, citação, estatísticos e termos que não foram traduzidos corretamente. Como todo elemento pré-textual, a errata não deve aparecer no sumário do trabalho .
Antes de criar a página de errata, avalie a possibilidade de corrigir o erro na raiz, isto é, arrumar o erro onde ele se encontra. Se o trabalho não foi entregue, é possível fazer isso. O modelo de errata mais comum é através de uma tabela simples, conforme o exemplo acima.
A errata é classificada como elemento opcional, portanto, o autor do trabalho define se existe a necessidade de usar esse recurso ou não. A recomendação da NBR é montar a errata numa folha avulsa, que será acrescida ao relatório final depois da impressão.
Errata é originalmente o plural do substantivo de latim errata. Ele veio em meados do século XVII para ser usado como um substantivo singular, que significa "uma lista de erros ou correções que devem ser feitas em um livro. Apesar das objeções de alguns sobre seu uso no singular, é comum encontrar anotações como esta: a errata começa na página 237.
Como diminuir luz azul no Windows 7?
Como instalar PHP no Linux Mint?
Qual o remédio para baixar o PTH?
Como funciona o Vale Transporte?
Quanto custa um voo de parapente?
Quais são os 3 elementos necessários para que haja o funcionamento de uma máquina térmica?
Como funciona Wyndham Club Brasil?
Como é pago o Vale-alimentação?
Como funciona Amazon Channels?
Como resolver o desafio dos 3 copos?
Qual o salário de um professor da escola de tempo integral?
Qual o salário de um aluno da EPCAR?
Como explicar o voo do Superman?
Como instalar o Evernote no celular?