O artigo definido só é obrigatório se o pronome possessivo estiver “sozinho” (substituindo um substantivo anteriormente citado): “Sua estratégia é melhor que a minha (estratégia)”. 4a) Antes das horas, o uso do artigo definido é obrigatório: “Trabalhamos das 8h às 20h”. A ausência do artigo altera o sentido.
Sintetizando: o artigo se antepõe ao substantivo para determiná-lo ou particularizá-lo. Podem ser definidos ou indefinidos e dentre suas variadas funções, está a substantivação, que acontece quando o artigo assume o papel de substantivo em uma frase.
O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos).
# Antes de nomes próprios personativos o uso do artigo se torna facultativo, isso quando houver a noção de familiaridade ou afetividade: Falei com a Beatriz há poucos instantes, por isso a cumprimentei pela passagem do aniversário dela. Cumprimentei Beatriz quando nos falamos ao telefone.
a) Não se usa o artigo quando se trata de personagens ilustres, de pessoas com as quais não se tem intimidade e de nomes de santos: Admirava Joana d Arc. / Chegou com Maria. / Era devota de Santo Antônio. Exceção. Existe artigo quando se designa a festa referente ao santo: Assisti ao melhor São João da minha vida.
21 curiosidades que você vai gostar
Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. O artigo é basicamente demonstrativo. Sua função sintática principal é de adjunto dos substantivos.
Os artigos também têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase. Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Como configurar o notebook para acessar a Internet?
Como eu faço para instalar o Facebook no meu celular?
Não foi possível emparelhar Mi Band 3?
Como fazer para sacar dinheiro do cartão de crédito?
O que faz a pessoa perder o foco?
Como ter um cartão pré pago Netflix?
Como tirar um parafuso sextavado emperrado?
Como corrigir erros no Outlook 2007?
Tem como voltar uma publicação excluída no Facebook?
Como permitir acentos numa página HTML?
Como saber se tenho milhas no cartão de crédito Mastercard?
Como salvar vídeos do Google para galeria?
Como verificar se o Java está funcionando?
Como saber quem é descendente de judeus sefarditas?
Como acertar questões de física no Enem?
Como resolver problemas de grandezas inversamente proporcionais?
Quem trouxe o strogonoff para o Brasil?
O que fazer quando as paredes estão rachando?
Como resolver questões de MMC?
Como recuperar uma versão anterior de um documento do Excel?