Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta ginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia.
Apesar de ter iniciado na Polônia, a Ginástica Laboral se desenvolveu realmente no Japão, iniciando em 1928 com os funcionários dos Correios. Após a II Guerra Mundial foi difundida em todo o país, sendo que atualmente dois terços dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente.
No Brasil, a prática data de 1901. A primeira empresa a proporcionar ginástica aos seus funcionários foi a Fábrica de Tecidos Bangu, sendo seguida pelo Banco do Brasil. Com o passar do tempo mais importância foi sendo dada ao assunto.
No Brasil, a ginástica laboral chegou por meio de executivos nipônicos e, após várias experiências, começou a ser retomada na década de 1980, ressurgindo com força total na década de 90.
A ginástica laboral surge da necessidade de prevenir ler e dort, doenças que afetam os músculos. A sua prática data de 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia.
Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
A ginástica laboral faz com que o colaborador se sinta mais disposto e relaxado e proporciona também uma melhora física, que é refletida em todas as outras habilidades corporais, como a concentração e a motivação. 2. Melhora da integração da equipe Como a ginástica trabalha é realizada em grupos, há uma grande integração da equipe de funcionários.
Como a ginástica laboral é uma atividade bastante específica, é provável que você precise contar com um serviço terceirizado. Ele costuma ser oferecido tanto por clínicas de fisioterapia quanto por empresas de consultoria em recursos humanos. No caso destas últimas, você também tem a vantagem de contar com um suporte de gestão.
A primeira empresa a proporcionar ginástica aos seus funcionários foi a Fábrica de Tecidos Bangu, sendo seguida pelo Banco do Brasil. Com o passar do tempo mais importância foi sendo dada ao assunto. Assim, surgiu o curso superior nessa área na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1999.
Como a ginástica trabalha é realizada em grupos, há uma grande integração da equipe de funcionários. Esses intervalos diários são saudáveis para que os colegas interajam, conversem e até mesmo deixem de lado algumas desavenças que aparecem ao longo do dia.
É possível saber quanto tempo o tempo tem?
Qual é a cola mais forte do mundo?
O que acontece quando guardamos sentimentos?
Quem já teve sífilis pode pegar de novo?
O que uma pessoa que tem hipoglicemia pode comer?
Qual a importância do Sistema S para a sociedade?
Qual o banco mais valioso do Brasil?
Como compactar um arquivo para ficar menor?
Como fazer as medidas de uma planta baixa?
Quanto custa um curso de Dermaplaning?
O que é importante para equipamentos que usam água industrial?
Quais são os critérios de avaliação?
O que diz a bíblia sobre o casamento?