Antigamente, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, representava deuses e espíritos, e também era utilizada como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos em guerras. ... No século XV, em Veneza, Itália, a máscara passou a ser utilizada no Carnaval.
Os nativos brasileiros, em suas cerimônias, portavam máscaras simbolizando animais, pássaros e insetos; na Ásia, elas eram assumidas tanto em ritos espirituais quanto na realização de casamentos; em várias tribos primitivas, os índios mais velhos usavam máscaras em cerimônias de cura, para expulsar entidades negativas, ...
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
De acordo com relatos, as máscaras foram criadas há 30 mil anos A.C. Elas eram utilizadas como ornamentos durante rituais e celebrações de povos primitivos. Já no Egito Antigo, a máscara era empregada como um tipo de rito de passagem para a vida eterna. A tradição consistia em colocar as máscaras nos mortos.
Por volta de 1870, os foliões encontraram no uso de fantasias uma forma de deixar a comemoração mais divertida. Até 1930 elas eram simples, adaptadas ou ornadas de forma simples e sem muitos adereços. O luxo ficava por conta das escolas de samba, que contavam seus enredos através das fantasias.
O acessório só começou a ser usado em festas, como o Carnaval, no século XV, na Itália. Durante o Carnaval na de Veneza, a máscara era usada em bailes e desfiles de fantasia. Ao longo do tempo a máscara se tornou um objeto de caraterização, além de ser o espirito do carnaval.
É um dos principais e mais tradicionais símbolos do carnaval. O uso destas máscaras tem origem na cidade italiana de Veneza no século XVII. Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o carnaval junto com o povo.
A primeira agremiação que surgiu no Rio de Janeiro se chamava "Deixa Falar", hoje "Estácio de Sá", em 1928.
No século XVII, os portugueses trouxeram para o Brasil uma festa popular chamada Entrudo.
A máscara de Carnaval pode ser feita de diversos materiais, como por exemplo, cortiça, folha de alumínio, pasta de papel, tecidos, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recicláveis e etc. FAÇA SUA PRÓPRIA MÁSCARA DE CARNAVAL E SE DIVIRTA!!!
Vocês usam máscaras ou fantasias no carnaval? Em muitos lugares, esse hábito foi perdido, mas é um costume que faz parte da história dessa festa popular. Veja aqui como surgiram as fantasias e as máscaras de carnaval.
Com o tempo, as máscaras tornaram-se verdadeiros símbolos dos Venezianos, sendo peças decorativas essenciais para a cultura. No Brasil, os famosos bailes de máscaras foram os primórdios do carnaval. Esses bailes começaram no século XIX, com forte participação da burguesia capitalista do Rio de Janeiro.
As máscaras surgiram em 30.000 anos AC onde era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos. No Egito Antigo, as máscaras eram usadas na crença da passagem para a vida eterna. Colocavam uma máscara na face dos mortos.
Como saber o seguro de um automóvel?
O que quer dizer a palavra expansão?
Como saber o tamanho certo da caneleira de Muay Thai?
Como saber o tamanho ideal do lustre?
Como o médico do ultrassom calcula o peso de um bebê?
Qual é o sentido da palavra desolada?
É normal chorar quando está bêbado?
Qual o papel da enfermagem na lesão por pressão?
Como saber se vou crescer pelo pulso?
Quanto custa a pintura de um cômodo?
Como saber o tamanho do lustre ideal?
Como saber a altura certa do banco da bicicleta?
Como calcular o tamanho de uma string em Java?
Como saber o tamanho da cabeça para boné?