O Dia Nacional da Matemática foi instituído, formalmente, a partir do Decreto de lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, sancionado pela Presidenta da República.
Em 2004, surgiu a proposta de se criar o dia comemorativo da Matemática no Brasil. A iniciativa foi apresentada, na forma da Lei 12.835, na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 5 de junho de 2013, sendo aprovada em 26 de junho de 2013.
A proclamação do dia 14 de março como Dia Internacional da Matemática foi oficializada em novembro de 2019 na 40. ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Júlio César de Melo e Sousa/Local de nascimento
A escolha do 6 de maio é uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu em , no Rio de Janeiro.
A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.
Apenas em 26 de junho de 2013 a Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei n° 12.835, que instituiu, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, que deve ser comemorado anualmente em todo o território nacional em 6 de maio.
Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática foi instituído pelo Congresso em 2004 e comemora o nascimento do professor, escritor e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan.
Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Julio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Importantes descobertas A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.
Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática. A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase 10 anos mais tarde, em 5 de Junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de Junho de 2013, por meio da lei número 12.835.
Neste mesmo ano, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de São Paulo. Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática.
Essa comemoração é feita a cada 06 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. A nível nacional, a então deputada Raquel Teixeira foi a responsável por apresentar um projeto de lei, em , para instituir o Dia Nacional da Matemática.
Quais são as principais fontes de contaminação cruzada?
Quanto tempo o corpo absorve o ácido hialurônico?
Quando o exame CA 19-9 elevado e câncer?
Qual é a maior empresa de logística do mundo?
Quando o fluxo menstrual é considerado intenso?
Quais são as características do populismo de direita?
Qual o sistema de RPG que o Cellbit usa?
Quando cabe a ação de reintegração de posse?
O que aconteceu no ano de 1886?
Quanto tempo após tomar Puran T4 posso comer?
O que é bom para engordar galinhas?
São exemplos de artesanato indígena?
Qual o tamanho do cérebro do bebê ao nascer?