Resposta: Nas atividades de educação física os jogos são muito utilizados como estratégia de ensino. ... A educação física na Eja deve buscar a interação sobre o que o aluno conhece e estimular à prática de hábitos saudáveis.
Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.
Os jogos são constituídos de maneira autônomas em relações as crianças, e ainda ajuda a desenvolver as suas capacidades físicas e motoras, com isso, ele se torna cada vez mais cômodo para as crianças, por que é através dos jogos que as crianças melhoram sua coordenação motora e física e reforçando a sua auto-estima.
O Ministério da Educação afirma que a educação física na Eja possibilita aos alunos o entendimento da cultura corporal de movimento, ou seja, “o acesso a esse universo de informações, vivências e valores é compreendido aqui como um direito do cidadão, uma perspectiva de construção e usufruto de instrumentos para ...
Os professores relatam que os jogos trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças, sendo eles: coordenação motora, socialização, senso crítico, saber ganhar e perder, interação, raciocínio lógico, concentração, a interpretação mental, o aprendizado do trabalho em grupo.
Os jogos propiciam o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Além disso, promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado.
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS: 1) Jogos motores; 2 )Jogos sensoriais; 3) Jogos criativos; 4) Jogos recreativos; 5) Jogos intelectivos; 6) Jogos pré-desportivos; 7) Jogos sociais; 8) Jogos mentais; 9) Jogos esportivos; 10) Jogos competitivos; 11) Jogos aquáticos.
Os professores relatam que os jogos trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças, sendo eles: coordenação motora, socialização, senso crítico, saber ganhar e perder, interação, raciocínio lógico, concentração, a interpretação mental, o aprendizado do trabalho em grupo.
O Ministério da Educação afirma que a educação física na Eja possibilita aos alunos o entendimento da cultura corporal de movimento, ou seja, “o acesso a esse universo de informações, vivências e valores é compreendido aqui como um direito do cidadão, uma perspectiva de construção e usufruto de instrumentos para promover a saúde” (2014, p. 193).
Nas atividades de educação física os jogos são muito utilizados como estratégia de ensino. O fato é que nem sempre ao jogar, futsal, por exemplo, os alunos irão adquirir conhecimento e traços culturais essenciais para se ter uma boa qualidade de vida.
Machado e Loureiro 2 comentam em sua pesquisa que a importância da educação física na educação de jovens e adultos (EJA), para a conscientização da relação atividade física e saúde, e de como as práticas corporais podem melhorar a qualidade de vida dos alunos.
As matérias do EJA são correspondentes ao estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, os estudantes do EJA têm acesso as mesmas disciplinas estudadas na escola regular.