“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.
As características observadas são:
Como identificar o câncer de pele?
Uma pinta, após se desenvolver, permanece, normalmente, do mesmo tamanho, forma e cor durante anos. Algumas pintas podem eventualmente desaparecer. A maioria das pessoas têm pintas, e quase todas são inofensivas.
A retirada de pintas é considerada uma microcirurgia, que não causa nenhum tipo de dor e totalmente segura. O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi.
Pintas normais Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência. Novas pintas que aparecem na vida adulta devem ser examinadas por um médico. Uma pinta, após se desenvolver, permanece, normalmente, do mesmo tamanho, forma e cor durante anos.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Segundo a dermatologista Dra. Karen Levy Korkes, existem alguns sinais que podem indicar a possível transformação da pinta em câncer de pele: alterações de coloração, de tamanho, de forma e de superfície. A dermatologista afirma também para ficar atento às pintas que coçam, doem ou sangram.
O carcinoma espinocelular in situ ou doença de Bowen é considerado um precursor do câncer de células escamosas. Em geral, se manifesta por manchas rosadas na pele, com bordas irregulares, e também é provocado pela exposição ao sol.
Uma pinta com sintomas: inflamação, dor, sangramento ou picadas. Neste caso, preste atenção às mudanças que acontecem. Sem dúvida faça uma visita de imediato a um dermatologista, pois estes sinais podem indicar uma disfunção mais séria (maligna). 6. As bordas: não definidas ou irregulares.
Uma pinta normal é geralmente uniformemente colorida, como pontos marrom ou preto na pele. Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência.
Geralmente, as pintas podem ter até 1 cm de diâmetro. Se uma das suas pintas apresenta um tamanho maior ou se você notar que ela está crescendo, fique atento às mudanças ou vá ao dermatologista. 3. Uma pinta inesperada: cuidado!
Na maioria dos casos, as pintas são apenas charmosas. O problema é que, às vezes, elas revelam um câncer – ou mesmo o melanoma, um tipo menos comum, porém mais mortal de tumor de pele. Calma: não precisa sair correndo para arrancar as suas, até mesmo porque isso não é recomendado pelos médicos.
Quando o vendedor se arrepender da venda?
Quantas horas posso trabalhar por dia em dois empregos?
O que significa a luva branca na Maçonaria?
Quantos pontos tem uma cesárea por dentro?
Qual a diferença entre Cupido e Eros?
Para que serve a gosma Stardew Valley?
O que é a Radiossensibilidade?
Qual a diferença entre cloreto de magnésio e carbonato de magnésio?
Como cuidar de um cacto doente?
Quais são as características do Direito Ambiental penal?
Como comprimir fotos para enviar por email?
É legalmente possível a utilização de animais para fins de pesquisa científica?
Como curar esporão sem cirurgia?
Como se faz um pedido para Iemanjá?
Quais os benefícios de comer pouco?