O foco da narrativa é a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses, Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça, que se conheceram no navio que os trouxe para o Brasil. Após uma pisadela e um beliscão, os dois tornaram-se amantes, que pareciam ser de muitos anos.
Resumo de Memórias de um Sargento de Milícias O protagonista da história, Leonardo (ou Leonardinho) é fruto da relação dos dois. ... Leonardo é quem revela o envolvimento dos dois, como forma de vingança por uma repreensão que o padre lhe deu, permitindo que o pai posteriormente retomasse a história com a cigana.
O herói, por exemplo, é substituído pelo anti-herói”. Couto caracteriza Leonardinho como alguém que “vive de subterfúgios, nas frestas da sociedade”. Além disso, “ele não trabalha, nem tem família constituída normalmente”. Apesar disso, apaixona-se por Luisinha e, depois, por Vidinha.
Igualmente, os personagens de classes baixas que tinham posições secundárias ganharam, em Memórias de um Sargento de Milícias, o protagonismo, constituindo o núcleo central da história.
Maria-da-Hortaliça foge com ele para Portugal. Ele protegia Leonardo-Pataca e seu filho, graças a uma dívida moral com Maria-da-Hortaliça. Personagem que criou o barbeiro, sem jamais lhe revelar se eram parentes. Tripulante de um navio negreiro, ele propôs ao padrinho de Leonardo que trabalhasse nesta embarcação.
Resumo da Obra. O romance gira em torno da vida de Leonardo, um menino travesso e malandro que entre tantas ações se torna um sargento: O Sargento de Milícias. ... O barbeiro almejava uma boa formação para o menino, portanto, empenhou-se em dar uma educação religiosa para que ele se tornasse padre.
Ele acreditava que o homem fosse amante da sua mulher. Maria-da-Hortaliça foge com ele para Portugal. Ele protegia Leonardo-Pataca e seu filho, graças a uma dívida moral com Maria-da-Hortaliça.
Movimento literário A obra Memórias de um sargento de milícias é uma obra romântica, que, conseqüentemente, apresenta algumas características típicas do movimento. A obra é um romance urbano, que desenvolveu temas ligados à vida social. ... Em algumas partes o autor chega mesmo a ironizar o Romantismo.
atua como um anti-herói romântico, pois sua personalidade, seu comportamento e sua trajetória de vida o impedem de realizar plenamente seus ideais cultivados na juventude.
Foco narrativo Memórias de um Sargento de Milícias é romance narrado em terceira pessoa, sendo um narrador-observador quem conta a história.
Quanto tempo dura a lente de contato nos dentes?
Quantas são as diagonais de um quadrilátero?
Quais os sinais de uma pessoa que está mentindo?
Como fazer uma horta Auto-sustentável?
Qual melhor nicho para afiliados?
Qual kunoichi mais forte atualmente?
Qual a estabilidade de um presidente da CIPA?
O que estabelece a lei de Responsabilidade Fiscal?
Quanto ganha um canal de um milhão de inscritos?
Como se chama a brincadeira elástico em outras regiões?
Quem brigou ontem na festa da fazenda 13?
Como fazer gráfico de coluna agrupada?
O que é mútuo no direito civil?
Como regularizar a representação processual?