As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
FEZES EM FITA E FEZES FINAS
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.
24 curiosidades que você vai gostar
O consenso médico para a regularidade da evacuação é que fazer cocô de três vezes ao dia até três vezes por semana é saudável.
O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.
Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.
Fezes amarelas / amareladas
Cocô amarelo pode ser um indicativo de problema na digestão de gorduras; está relacionado à diminuição da capacidade de absorção intestinal, causada por doença Celíaca; ou, ainda, indicar uma deficiência na produção de enzimas pancreáticas e estar relacionado a problemas no pâncreas.
A diferença é o tempo de maturação de cada uma. Quando colhido com sete meses é o coco verde, que aproveitamos a água. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro.
Alguns sintomas do câncer colorretal merecem atenção, segundo o Inca: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); e massa ( ...
Como saber identificar gordura nas fezes
Os sintomas de gordura nas fezes normalmente aparecem associados a fezes de grande volume, com mau cheiro, de aspecto gorduroso e que flutuam na água.
A maioria afunda. As fezes humanas são formadas por água (cerca de 80%), fibras, bactérias, restos alimentares e produtos da digestão. Por serem mais densas do que a água que banha as latrinas, elas costumam ir para as profundezas.
Desconforto abdominal, cólicas frequentes, intestino constipado e gases. Esses sintomas parecem ser provenientes de algo que você comeu e não te fez bem, principalmente para quem não possui hábitos alimentares saudáveis. Mas atenção; negligenciar esses sinais é perigoso, porque o problema intestinal pode ser um câncer.
Sinais e sintomassangue nas fezes;alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);dor ou desconforto abdominal;fraqueza e anemia;perda de peso sem causa aparente.alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)massa (tumoração) abdominal.
Câncer no intestino
Em alguns casos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser sinal de câncer no intestino, no entanto esses casos são mais raros e acontecem com outros sintomas como alterações bruscas no trânsito intestinal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo e perda de peso.
O normal, recomendado pela Associação Americana de Nutrição e Dietética, é defecar entre 3 vezes ao dia ou uma vez a cada três dias; mais ou menos que isso é sinal de que algo vão mal", explica Luciana. Outro fator bastante importante é a consistência das fezes.
O normal é aproximadamente 2x por dia até 2x na semana. Menos do que 2x/semana você tem constipação (prisão de ventre). Se você vai várias vezes ao dia mas não tem dor nem sangue nas fezes, nem emagrecimento ou febre e foi sempre assim talvez você não tenha nada.
O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.
O que pode causar o aumento das evacuações por dia? São muitas as causas de diarreia ou alteração dos hábitos intestinais, podemos citar como causas comuns: Dieta restritiva ou dietas muito agressivas. Doença diarreica infecciosa.
É variável e depende da quantidade de alimento ingerida. Geralmente, uma alimentação ordinária, faz o indivíduo eliminar de 100 a 150 g de fezes, por dia. Algumas doenças, como nos casos de fermentação intestinal intensa, fazem o indivíduo eliminar mais de 800 g.
Infecções virais e bacterianas podem causar idas excessivas ao banheiro e diarreia, segundo Staller. Isso é normal, mas se você percebeu sangue nas fezes ou evacuou sangue, deve correr para um médico.
A bile é uma substância muito importante para a digestão, pois ajuda a degradar a gordura dos alimentos, facilitando que seja absorvida no intestino. Assim, quando a quantidade de bile está diminuída, é comum que a gordura seja eliminada nas fezes, tornando as fezes mais líquidas e com coloração amarelada.
O tratamento indicado para pacientes com esteatorréia é a redução da ingestão de gordura e a realização da terapia com enzimas pancreáticas. Comumente, os pacientes necessitam de 30 mil unidades de lipase, tomada a cada refeição.
Os rins não eliminam substâncias essenciais para o funcionamento do organismo, a não ser que exista falência desses órgãos. Além disso, o intestino não descarta a gordura, pois sua função é absorver os nutrientes e disponibiliza-los novamente para o corpo. Ou seja, não existe a eliminação pelas fezes.