A lei da gravitação universal de Newton pode ser resumida no seguinte enunciado: todo corpo atrai outro corpo com uma força que, para qualquer dos dois corpos, é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.
Newton se deu conta de que esta força se estendia até a Lua e produzia a aceleração centrípeta necessária para manter a Lua em órbita. O mesmo acontece com o Sol e os planetas. Então Newton formulou a hipótese da existência de uma força de atração universal entre os corpos em qualquer parte do Universo.
Essa lei foi formulada pelo físico inglês Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.
Isaac Newton
A Lei da Gravitação Universal Nos anos 16, uma epidemia de peste tomou conta da Inglaterra, o que obrigou o jovem Isaac Newton a ficar de quarentena em sua fazenda. Durante esse tempo, Newton fez muitas descobertas importantes para a física e para a matemática, como a Lei da Gravitação Universal.
No movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais. Uma consequência importante dessa lei é o fato de o planeta não percorrer a sua órbita com velocidade constante.
Introdução à Gravitação Universal A força gravitacional é sempre atrativa e age na direção de uma linha imaginária que liga dois corpos. Além disso, em respeito à Terceira Lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação, a força de atração é igual para os dois corpos interagentes, independente de suas massas.
No movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais. Uma consequência importante dessa lei é o fato de o planeta não percorrer a sua órbita com velocidade constante.
Entenda a Segunda Lei de Newton, F = ma.
- Newton conseguiu modelar matematicamente o movimento dos planetas. ... Mas a Lei da Gravitação Universal traduz uma aproximação tão precisa do movimento dos planetas, que representa o fundamento da Mecânica Celeste, bem como o movimento de satélites artificiais e demais veículos espaciais.
Na publicação Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica de Hooke, datada em 1697, Newton apresentou ao mundo a Lei da Gravidade. Ele juntou tudo o que havia sido estudado sobre o tópico anteriormente, formalizando o próprio pensamento na equação que ilustra este artigo.
A força gravitacional é sempre atrativa e age na direção de uma linha imaginária que liga dois corpos. Além disso, em respeito à Terceira Lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação, a força de atração é igual para os dois corpos interagentes, independente de suas massas. De acordo com Isaac Newton:
F = intensidade da força gravitacional G = constante de gravitação universal, cujo valor é 6,67.10-11 Nm²/kg ...
Isso se deve à força da gravidade exercida pela Terra sobre todos os corpos que estejam relativamente próximos de sua superfície. Os corpos também se atraem com essa força da gravidade, ou seja, se são atraídos pela Terra, eles também têm gravidade e atraem outros corpos, que, por sua vez, também os atraem (Terceira Lei de Newton).
O que as pedras nos rins pode causar?
Como proteger a coluna ao assistir TV?
Onde fica o botão Start no teclado?
Qual o tamanho da xícara de café e da xícara de chá?
Quais são as regiões conquistadas na primeira expansão islâmica?
São Paulo é o Estado mais seguro do Brasil?
Quais são os tipos de moldagem?
Qual a carência para receber auxílio maternidade?
Quando começa o outono e quando termina?
É verdade sobre o décimo terceiro salário do Bolsa Família?
Quantos carboidratos têm a Brahma zero?
Qual foi o primeiro fenômeno magnético observado?
O que é deficiência neurológica?
Qual a diferença entre o Eco e a reverberação?