O momento ideal para a realização do primeiro fungicida é a partir do estádio de V5 (cinco trifólios abertos) até o pré fechamento da carreira. Neste período conseguimos atingir o fungicida nas folhas do baixeiro da soja, protegendo-as de infecções de doenças como manchas foliares, antracnose e ferrugem.
A primeira aplicação acontece ainda no estádio vegetativo da planta, com até 30 dias após a emergência. As aplicações seguintes já acontecem no estádio reprodutivo, com até 45 dias, e não conseguem proteger a soja da ameaça presente na palhada, por isso o conceito de Aplicação Zero é tão importante.
Como os fungicidas são classificadosMobilidade na planta. ... Preventivo ou curativo. ... Modo de ação. ... 1 – Aplique fungicidas antes do desenvolvimento da doença. ... 2 – Use intervalos de pulverização mais curtos durante condições climáticas favoráveis às doenças das plantas. ... 3 – Aplique fungicidas antes da chuva, se possível.
Programa e aplicação convencional de fungicidas em soja
O manejo convencional que vem sendo utilizado na soja em geral se resume a 4 aplicações espaçadas de fungicidas com um intervalo de 15 dias.
Os engenheiros agrônomos aconselham aplicar o fungicida ainda no estádio vegetativo da cultura, em torno de 30 dias. Ela é chamada de aplicação 0 (zero) e vem antes das primeiras aplicações de fungicidas no estádio reprodutivo da soja, que devem ocorrer até o 45º dia ou até o pré-fechamento da cultura.
19 curiosidades que você vai gostar
Alguns fungicidas que podem ser utilizados para o manejo dessa doença da soja, segundo o FRAC, são:Estrobilurinas (QoI): Inibidores de respiração no complexo 3.Triazóis e Triazolintione (DMI): Inibidores da síntese de ergosterol.Carboxamidas (SDHI): Inibidores de respiração no complexo 2.
Adubação potássica
Assim, na semeadura da soja é interessante aplicar 20 kg de K2O para cada 1.000 kg de grãos que se espera produzir. Devemos fracionar a dose de K2O quando: A dose for acima de 50 kg ha-1 ou. Teor de argila do solo for menor que 40%
Porém, não existe um padrão de escolha. À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.
Quanto tempo dura o ciclo da soja em dias? O ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra. Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza.
O molibdênio (Mo) e o cobalto (Co) são dois micronutrientes indispensáveis na cultura da soja, principalmente por suas atuações na fixação biológica do nitrogênio (FBN). Sendo assim, indispensável ao metabolismo do nitrogênio nas plantas. ...
Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).
Fungicidas são produtos químicos capazes de previnir infecção de tecido de plantas vivas, por fungos fitopatogênicos. Atualmente o conceito mais abrangente diz que fungicidas são compostos químicos empregados no controle de doenças causadas por fungos, bactérias e algas.
Os fungicidas, herbicidas e inseticidas são todos pesticidas utilizados na proteção de plantas. Um fungicida é um tipo específico de pesticida que controla doenças fúngicas por inibir ou matar especificamente o fungo causador da doença.
A aplicação de carboxamidas no período vegetativo, onde “as folhas estão abertas” e o produto apresenta maior facilidade para atingir as folhas do terço inferior, promove maior proteção à planta contra doenças.
O tempo entre o plantio e a colheita pode variar de acordo com a região e a cultivar utilizada. As cultivares plantadas comercialmente no Brasil têm ciclos em torno de 60 a 120 dias.
Sendo que os diversos de matérias de soja que se encontra no mercado podem variar de 100 a 160 dias necessários para se completar o ciclo da planta. Sendo mais comumente utilizado matérias classificados precoces ou de maturação média ficando com seu ciclo entre 115 a 125 dias.
Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
Pode ocorrer melhoria da atividade do glifosato quando o orvalho redistribui o herbicida e mantém a molécula hidratada na superfície foliar. ... Nesse caso, a aplicação noturna torna o herbicida mais eficiente, pois a ausência de luz permite que o herbicida atue em mais células do interior da folha (Vidal & Merotto, 2001).
Considera-se que a velocidade do vento ideal para a pulverização deve girar em torno de 2 e 7 km/h. É preciso dar atenção especial à ausência de vento, que também pode ser prejudicial em razão da possibilidade de ocorrer ar aquecido ascendente, dificultando a deposição das gotas pequenas.
“Se vai chover num período mínimo de duas horas, não devemos aplicar. Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar. O intervalo mínimo entre a aplicação e a chuva varia de produto pra produto.
Como podemos observar, o nutrientes que são exigidos em maiores quantidades na cultura da soja são: Nitrogênio (N), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Fósforo (P) e enxofre (S).
A recomendação agora é para aplicação de 90 a 100 Kg/ha. "É quase o dobro do que indicávamos", diz o pesquisador. Nos solos com teor médio de fósforo a recomendação passou de 40 a 50 Kg de P2O5 por hectare para 70 e 80 Kg/ha.
Fósforo e Potássio por cultivo
Como a soja é o primeiro cultivo e o teor foi classificado como muito baixo, a recomendação é de 110 kg/ha de P2O5. É importante lembrar que este valor é para uma produtividade de 2 t/ha de soja. Para uma produtividade maior que 2 t/ha, deve ser acrescido 15 kg de P2O5 por tonelada.
truncatum a fungicidas, os fungicidas Trifloxistrobina + Protioconazol, Piraclostrobina, Piraclostrobina + Epoxiconazol mostraram potencial para utilização no controle da antracnose.
Disponível no Brasil desde a safra 2019/20, o fungicida Fox Xpro atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade às plantas. Segundo a empresa, dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.
Como escrever Arco-íris na nova ortografia?
Como se escreve 78300000 km em egípcios?
Como convidar um amigo para ser TIM Beta?
Como foram criados os Uruk Hai?
Qual é o nome verdadeiro da cantora Anitta?
Como se escreve 93 em ordinal?
Como se escreve a palavra em conta?
Como se escreve em inglês 7 00?
Como neutralizar fundo de clareamento 7?
Como se aplica o desenho universal?
Quais os poderes do Arqueiro Verde?
Como é que se escreve 7 horas em inglês?
Qual cor neutraliza o cinza nos cabelos?
Como indicar um amigo para uma vaga de emprego?
Como o investimento em cultura pode contribuir para o desenvolvimento econômico do país?