Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. O seu aparecimento está ligado ao desenvolvimento da ciência e ao surgimento de máquinas. Alguns de seus princípios básicos é o emprego de materiais industriais, a eliminação da massa e do pedestal.
O termo construtivismo só surge em 1967 na obra de Jean Piaget.
Construtivismo é um termo adotado por diversas abordagens filosóficas contemporâneas. Surgiu com a obra de Piaget, e desde então vem sendo apropriado por abordagens das mais diversas orientações ontológicas e epistemológicas.
Jean Piaget: conheça a história do criador da teoria Construtivista.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
39 curiosidades que você vai gostar
O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.
"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
Principais artistas do construtivismo e suas grandes obrasVladimir Tatlin.El Lissitzky.Liubov Popova.Naum Gabo.
Pode –se concluir que para alguns teóricos como Piaget, Vygotsy, bruner e Ausubel construtivismo é uma teoria, que procura descrever os diferentes estágios pelos quais passam os indivíduos, no processo de aquisição de conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o individuo se torna autônomo.
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
O movimento que desembocou no estabelecimento do Construcionismo Social teve seu início no ambiente acadêmico norte-americano da década de setenta, quando o Behaviorismo e seus pressupostos ontológicos e metodológicos se viam questionados por todos os lados.
Quais são os princípios do construtivismo? o aluno é o centro e o protagonista do processo de aprendizagem; o nível de amadurecimento de cada estudante é respeitado; ... o aprendizado é construído gradualmente, e cada novo conhecimento é aprendido a partir de conceitos anteriores.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Ou seja, elas servem para que os professores sejam capazes de entender melhor os desafios e desenvolvam ações com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos alunos nas diversas disciplinas.
As primeiras escolas a adotar a prática em território nacional datam da década de 80, com notória inspiração na Escola da Ponte, instituição pública portuguesa que foi criada por José Pacheco em 1976 e não possui divisão de alunos por classe ou série.
O ano de 1919 foi um marco em sua vida. Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. ... As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa.
Portanto, a perspectiva interacionista, cujos fundadores principais são os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), coloca o aluno no centro do próprio aprendizado. Objetivo é estimular o estudante a exercer o protagonismo e a aprender a pensar, refletir e questionar.
O principal expoente do pensamento construtivista é o psicólogo e educador suíço Jean Piaget, que defendia o processo educativo como um acontecimento a partir de diferentes etapas. Dessa forma, acredita-se que o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e escola.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. ... Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.
Carretero, Emilia Ferreiro, Delia Lerner e Constance Kamii são autores que se voltaram às práticas educativas inspirados no modo como o construtivismo aponta que apreendemos o mundo.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
1 → O que diz a teoria de Vygotsky
Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. ... É a partir dela que conseguimos interagir, nos comunicar e nos fazer entender — e mesmo ela só é desenvolvida com o aprendizado.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) Arte Geométrica, abstrata e tridimensional.
A escola construtivista
Desta forma, o construtivismo é uma visão filosófica que descreve como os alunos e seus professores interagem, como o tempo e o espaço da sala de aula são usados e como o controle dentro da sala de aula está em um estado de equilíbrio entre professor e alunos.
Defende o papel ativo das crianças onde elas constroem o próprio conhecimento. Em relação à leitura e escrita, a compreensão da sua função social deve ser estimulada através de diferentes textos, livros etc. Sua proposta construtivista reconfigura a sala de aula tornando-a um ambiente alfabetizador.
O construtivismo contribui de forma bastante direta na educação da criança, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, valorizando a pesquisa e a busca do conhecimento em grupo; contribui com o desenvolvimento do raciocínio, pois a criança busca respostas às suas indagações.
O que mudou na Lei de recuperação judicial?
Como fazer flores de papel gigante passo a passo?
Como montar álbum de fotos NicePhotos?
Como evitar cola prova online?
Como fazer mosaico no Instagram pelo PC?
Como fazer Mesversario de menina?
Como criar indicadores de sustentabilidade?
Como fazer um circuito online?
Como fazer mosaico de fotos grátis?
Quais os fatores devem ser observados durante o planejamento do layout?
Como criar a capa de um E-book?
Como montar um banheiro dentro do quarto?
Qual tipo de divisória é mais barato?
Como projetar uma cozinha com ilha?