No Brasil são recentes os estudos com a população em situação de rua, e de acordo com Andrade, Figueiredo e Faria (2008) no final da década de 1980 surgiu a organização de um movimento social para identificar esses moradores nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.
São múltiplos os fatores que levam as pessoas às ruas. Segundo o censo da Prefeitura de São Paulo, 41% dos entrevistados apontaram "conflitos familiares" como motivo principal. Outros 26% culparam a "perda de trabalho". Dependência de drogas ilícitas e álcool somam 33%.
Três estudos genéticos simultâneos conduzidos por pesquisadores de diferentes instituições do mundo concluíram que toda a população do planeta se originou de uma única migração, que deixou o continente africano entre 50 mil e 80 mil anos atrás. A descoberta foi quase um esforço diplomático.
Uma população difícil de definir Em 2017, os Estados Unidos relataram uma população sem-teto de 553.700 (0,17% da população geral), enquanto havia 6.635 na Dinamarca (0,11%) e 11.000 na Coreia do Sul (0,02%).
Além de aspectos econômicos, indivíduos utilizam as ruas como moradia por consequência de violência doméstica, ausência de vínculos familiares, perda da autoestima, uso de drogas, doença mental, etc. A população em situação de rua é subdividida em três grupos, nos quais ocorre a distinção conforme a permanência na rua.
O tema “moradores de rua” é muito importante nesse processo. As várias representações sociais direcionadas aos moradores de rua – “vagabundos, mendigos, sujos” etc. – nos instigam a conhecer de perto a realidade desses sujeitos.
Ao contrário do que se pode acreditar no senso comum, a maioria dos moradores de rua são trabalhadores. Grande parte deles, 70,9%, exerce uma atividade com remuneração e 58,6% afirma ter alguma profissão, mesmo que fazendo parte da chamada “economia informal”, na qual não há um trabalho fixo, contratação oficial e carteira assinada.
Os moradores de rua no Brasil. De acordo com a Constituição Federal, todos possuem o direito à vida e ao bem-estar social. Assim sendo, atualmente uma porcentagem da população brasileira não vive esse direito.
Uma situação recorrente para pessoas em situação de rua é o despejo, seja de um prédio abandonado, seja de uma praça ou debaixo de uma marquise. Além disso, um problema grave é o inverno rigoroso nas cidades: são muitos casos de moradores de rua que morrem por conta das ondas de frio.
O que pode afetar o sistema nervoso?
Como se lembrar de onde deixou algo?
Qual o melhor tipo de fogão a lenha?
Como fazer análise dos dados de uma pesquisa?
Como faço para mencionar uma pessoa em um comentário?
Como memorizar as notas de uma música?
Como o sistema nervoso e o sistema hormonal atua na puberdade no corpo humano?
Como o sistema renal regula a osmolaridade?
O que fazer para melhorar o atendimento hospitalar?
Quando um átomo se transforma em um íon seu raio não sofrerá variação?
Qual é a idade normal para menstruar?
O que é mencionar uma pessoa no Facebook?
Como o sistema de informação pode auxiliar na redução de custos com mão de obra?
Como o ser humano pode alterar o ecossistema?
Como o sistema renina angiotensina aldosterona regula a pressão arterial?