No Brasil são recentes os estudos com a população em situação de rua, e de acordo com Andrade, Figueiredo e Faria (2008) no final da década de 1980 surgiu a organização de um movimento social para identificar esses moradores nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.
São múltiplos os fatores que levam as pessoas às ruas. Segundo o censo da Prefeitura de São Paulo, 41% dos entrevistados apontaram "conflitos familiares" como motivo principal. Outros 26% culparam a "perda de trabalho". Dependência de drogas ilícitas e álcool somam 33%.
Três estudos genéticos simultâneos conduzidos por pesquisadores de diferentes instituições do mundo concluíram que toda a população do planeta se originou de uma única migração, que deixou o continente africano entre 50 mil e 80 mil anos atrás. A descoberta foi quase um esforço diplomático.
Uma população difícil de definir Em 2017, os Estados Unidos relataram uma população sem-teto de 553.700 (0,17% da população geral), enquanto havia 6.635 na Dinamarca (0,11%) e 11.000 na Coreia do Sul (0,02%).
Além de aspectos econômicos, indivíduos utilizam as ruas como moradia por consequência de violência doméstica, ausência de vínculos familiares, perda da autoestima, uso de drogas, doença mental, etc. A população em situação de rua é subdividida em três grupos, nos quais ocorre a distinção conforme a permanência na rua.
O tema “moradores de rua” é muito importante nesse processo. As várias representações sociais direcionadas aos moradores de rua – “vagabundos, mendigos, sujos” etc. – nos instigam a conhecer de perto a realidade desses sujeitos.
Ao contrário do que se pode acreditar no senso comum, a maioria dos moradores de rua são trabalhadores. Grande parte deles, 70,9%, exerce uma atividade com remuneração e 58,6% afirma ter alguma profissão, mesmo que fazendo parte da chamada “economia informal”, na qual não há um trabalho fixo, contratação oficial e carteira assinada.
Os moradores de rua no Brasil. De acordo com a Constituição Federal, todos possuem o direito à vida e ao bem-estar social. Assim sendo, atualmente uma porcentagem da população brasileira não vive esse direito.
Uma situação recorrente para pessoas em situação de rua é o despejo, seja de um prédio abandonado, seja de uma praça ou debaixo de uma marquise. Além disso, um problema grave é o inverno rigoroso nas cidades: são muitos casos de moradores de rua que morrem por conta das ondas de frio.
Como usar o iFood em outra cidade?
Qual a força de um soco em kg?
É correto proibir que empresas demitam funcionários que faltam muitos dias por depressão?
Como mandar mensagem estando bloqueado?
Como saber o tamanho do batente da porta?
Como mandar convite via WhatsApp?
Como medir tamanho de anel Online?
Como mandar mensagem individual no grupo de WhatsApp?
Como mandar mensagem pela Epic?
Como compartilhar Sub na Twitch?
Como enviar uma mensagem no WhatsApp em branco?
Como iniciar um treino de pular corda?
Como estimular a reprodução de minhocas?
Qual a largura de uma porta de banheiro?
Como enviar um E-mail para o Inep?
Como medir um elo de corrente?
Como mandar uma mensagem no Chat?