Produção em massa é o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagem. Este modo de produção foi popularizado por Henry Ford no início do século XX, particularmente na produção do modelo Ford T.
Conceito que surgiu ainda no século XX, juntamente com a ideia de linha de montagem, a produção em massa traz uma série de vantagens para a indústria. Não se trata apenas de estocar produtos, mas sim de uma produção inteligente, que garante a disponibilidade do portfólio para entrega rápida ao consumidor.
O sistema criado por Henry Ford foi denominado de Sistema de Produção em Massa, ou Fordista. Foi na primeira década do século XX que teve início a contribuição que Henry Ford para a produção de automóveis, e na seqüência para a indústria em geral.
Produção em massa é a expressão utilizada para denominar uma estratégia de produção para estoque, também conhecida pela expressão inglesa make-to-stock. A ideia é a empresa produzir o suficiente para ter sempre o produto em estoque e, dessa forma, diminuir o prazo de entrega aos clientes.
A teoria do Fordismo era revolucionária para a época, pois pela primeira vez o bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro. Para poder ganhar mais dinheiro, Ford desenvolveu um sistema no qual pagava melhor os empregados e também vendia produtos mais baratos.
19 curiosidades que você vai gostar
Seu grande objetivo era o de ter um produto muito barato, para que todos podessem comprá-lo. O empreendedor Henry Ford nasceu em 1863, numa fazenda em Deaborn, no Estado norte-americano de Michigan. Quando tinha 12 anos, seu pai o levou até Detroit, para apreciarem uma composição de trem.
Produção a partir de princípios básicos
O Fordismo funciona a partir de três princípios básicos: intensificação, economia e produtividade.
Podemos citar como exemplos de produção em massa: as montadoras de automóveis, manufaturas de eletrodomésticos e indústria alimentícia. Processos contínuos situam-se a um passo além dos processos de produção em massa pelo fato de operarem em volumes, ainda maiores e, em geral, têm variedade ainda mais baixa.
A produção em oficina é orientada para produção de uma grande variedade de produtos sendo cada um deles produzido em muito pequenas quantidades. Por outro lado na produção em massa há uma reduzida variedade de produtos sendo cada produto produzido em enormes quantidades.
– Serviços de massa: serviços de massa apresentam alto volume e baixa variedade. São baseados em equipamentos com orientação para o produto. Como não é um serviço profissional, deve seguir procedimentos preestabelecidos. Exemplo: Supermercados, rodovias, aeroportos.
A Produção em Massa, ou seriada, surgiu no início do século XX, quando Henry Ford criou e desenvolveu o sistema de linha de montagem e a combinou com a divisão do trabalho e a alta padronização para atingir grandes volumes de produção e baixos custos.
A partir da Revolução Industrial, em meados de 1780, surgiu a necessidade de se aplicar sistemas de produção na organização do trabalho. Anteriormente, os produtos eram fabricados regidos somente pela divisão do trabalho, com funções específicas, e sua execução era nas residências dos trabalhadores.
A linha de produção é um elemento característico desse sistema produtivo. Fordismo é um modelo produtivo criado por Henry Ford nos Estados Unidos. O referido sistema foi desenhado para a indústria automobilística com o objetivo de aumentar a produtividade e, em contrapartida, diminuir os custos de produção.
Foi Henry Ford (1863-1947) quem elevou ao mais alto grau dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.
Henry Ford e o Fordismo
Foi a partir dela que ele estabeleceu sua doutrina, seguindo 3 princípios básicos: Intensificação: permite dinamizar o tempo de produção; Economia: tem em vista manter a produção equilibrada com seus estoques; Produtividade: visa extrair o máximo da mão de obra de cada trabalhador.
a) Produção unitária ou oficina – O processo produtivo é menos padronizado e menos automatizado. É o caso da produção de navios, aviões, locomotivas, geradores e motores de grande porte e confecções sob medida. b) Produção em massa ou mecanizada – A produção é feita em grande quantidade.
Conheça os tipos de sistemas de produção
Tradicionalmente, classificam-se os sistemas de produção de acordo com três categorias: sistema de produção contínua, sistema de produção intermitente, e sistema de produção para grandes projetos.
3 tipos de sistemas de produçãoProdução contínua.Produção intermitente.Produção para grandes projetos.
Produção em massa é o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagem. Este modo de produção foi popularizado por Henry Ford no início do século XX, particularmente na produção do modelo Ford T.
Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo.
Também designada por Mass production, a produção em série é um modelo produtivo em que se fabricam elevadas quantidades de produtos semelhantes à custa de máquinas e de trabalho padronizado, aproveitando-se economias de escala.
Pessoas respondem a incentivos; O comércio pode melhorar a situação de todos; Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econômica; Os governos podem melhorar os resultados do mercado às vezes.
O principio da contribuição aos objetivos; O principio da precedência do planejamento; O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.
Pode-se caracterizar o Toyotismo, resumidamente, como um método de produção japonês, sustentado pelos princípios da “autonomação” e do “Just In Time”, com orientação da produção por demanda (ou seja, só é produzido a quantidade exata requisitada pela procura) e flexibilização do trabalho e da mão-de-obra.
A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.
O que transmite a febre amarela?
Quanto tempo dura faculdade de odontologia?
Como abrir um facebook para empresa?
Quanto tempo demora o álcool a sair do corpo?
Como copiar e colar uma tabela do Word?
Quantos cavalos tem um Logan 2015?
Como são pagos os prêmios da loteria federal?
Como funciona a educação pública no Brasil?
Como trabalhar semântica em sala de aula?
Qual a diferença do colágeno hidrolisado para o colágeno Verisol?
Qual a diferença entre dominância dominância incompleta e codominância?
Qual foi a pior crise econômica do Brasil?
Por que os aviões voam na estratosfera?
Qual lixa usar para repintura?