1960
Com isso, no século 20, houve um intenso processo de ocupação na região, com a vinda de famílias do Nordeste e de outros países. A partir da década de 1960, o governo brasileiro implantou um plano de integração da região Norte com o resto do país.
Região Norte: teve como processo de povoamento também a atuação dos bandeirantes que foram em busca das drogas do sertão (as epeciarias da floresta Amazônica brasileira) para comercialização.
História da Região Norte O extrativismo de madeira, como pau-brasil, sementes oleaginosas e corantes foi o que possibilitou a consolidação. Logo que foram firmados os territórios portugueses e espanhóis pelo Tratado de Madrid (1750), Portugal se empenhou em ocupar a região Norte. Especialmente, a Amazônia.
A ocupação da Região Norte, iniciada ao longo dos rios, concentrou o povoamento nas margens. A partir da década de 1960, a construção de rodovias, como a Belém-Brasília, a Transamazônica, a Cuiabá-Santarém e a Marechal Rondon, facilitou a interiorização.
As expedições para o Norte do país saíram do litoral do Nordeste, abrindo passagem para a Amazônia. A expansão pela região amazônica foi favorecida por uma atividade econômica muito lucrativa no século XVII: a exploração das drogas do sertão (ervas medicinais e aromáticas, guaraná, pimenta, cravo e castanhas).
Embora seja a maior das cinco regiões, é a segunda menos populosa e a menos povoada (que tem menos habitantes por quilômetro quadrado) do país. Isso se explica pela grande área coberta pela selva, que, por ser muito densa, dificulta a ocupação humana. Dessa forma, seus habitantes se concentram nas capitais da região.
A história da região Norte do Brasil foi decisiva para a formação do atual estado nacional e seu contexto geográfico estratégico no contexto continental. Os primeiros habitantes da região Norte, como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade do Amazonas para conhecer a região. Após longas ...
A povoação das colônias do Norte também foi diferente, pois os colonos dessa região eram em grande maioria refugiados religiosos. A perseguição da Igreja Católica aos protestantes culminou com a vinda de muitas pessoas para essas colônias, pois existia a possibilidade de um novo mundo com tolerância religiosa.
Ou o processo de colonização portuguesa foi uma conquista? A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada ...
A colonização inglesa na América do Norte diferenciou-se, em muitos aspectos, da colonização exercida na América portuguesa. O século XV marcou o desenvolvimento da navegação marítima, que foi utilizada para a expansão econômica dos países europeus.
Como não escrever errado no WhatsApp?
Como parar de dar de mamar o bebê à noite?
Como parar de andar de cabeça baixa?
Como pagar aluguel mais barato?
O que diz a Bncc sobre metodologias ativas?
Quais as características da fauna da Caatinga?
Como deixar uma planilha de Excel compartilhada?
Como funciona o programa de planejamento familiar?
Como impedir a evolução de um Pokémon Fire Red?
Quais são as características da obra Os Sertões?
Como se característica o governo do Antigo Império egípcio?
Quais são os elementos que compõem a narrativa Brainly?
O que caracteriza a primeira fase do capitalismo?
O que é execução frustrada na falência?