O cálculo por dentro faz com que a alíquota paga pelos consumidores seja maior do que a nominal. Com o cálculo por dentro, o tributo faz parte da sua própria base de cálculo. A alíquota paga pelos consumidores é maior do que a que consta na legislação.
A primeira fórmula é utilizada para encontrar o valor do ICMS próprio, também chamado de ICMS Inter. Trata-se do valor que o emissor da nota fiscal recolheria normalmente. Com esse resultado, você consegue agora chegar ao valor do ICMS Inter, utilizando esta fórmula:
Em uma situação normal, no qual a venda é efetuada na mesma UF, a fórmula é simples: Preço do produto X Alíquota praticada no estado = Valor do ICMS da mercadoria
Para isso, são usadas quatro fórmulas diferentes. Veja a seguir cada uma e o passo a passo do cálculo. A primeira fórmula é utilizada para encontrar o valor do ICMS próprio, também chamado de ICMS Inter. Trata-se do valor que o emissor da nota fiscal recolheria normalmente.
Para a maioria dos demais produtos consumidos no país, a taxa média é de 18%, e para produtos supérfluos como cigarros, cosméticos e perfumes, o imposto é de 25%. Se um produto é comprado a R$ 1.000,00 em São Paulo, cuja alíquota é de 18%, para chegar no valor do ICMS basta calcular: 1.000 x 0,18, que é igual a R$ 180,00.
Como começar um negócio com abelhas?
Como usar creme de pentear no cabelo seco?
Quantas centenas tem o número 328?
Qual cor neutralizar sobrancelha vermelha?
Qual é o ponto forte de uma empresa?
O que fazer para salvar carne que está querendo ficar ruim?
Quando o juiz deve rejeita a denúncia?
Quais cursos têm na faculdade?
Qual a importância do mapeamento de processos?
O que deve ser feito antes da cirurgia de abdominoplastia?
O que é uma reabsorção radicular externa?
O que acontece se a empresa não pagar insalubridade?
Como produzir hormônio GH naturalmente?
Qual foi a maior taxa de inflação que o Brasil já teve antes do Plano Real 1994 )?