O cálculo por dentro faz com que a alíquota paga pelos consumidores seja maior do que a nominal. Com o cálculo por dentro, o tributo faz parte da sua própria base de cálculo. A alíquota paga pelos consumidores é maior do que a que consta na legislação.
A primeira fórmula é utilizada para encontrar o valor do ICMS próprio, também chamado de ICMS Inter. Trata-se do valor que o emissor da nota fiscal recolheria normalmente. Com esse resultado, você consegue agora chegar ao valor do ICMS Inter, utilizando esta fórmula:
Em uma situação normal, no qual a venda é efetuada na mesma UF, a fórmula é simples: Preço do produto X Alíquota praticada no estado = Valor do ICMS da mercadoria
Para isso, são usadas quatro fórmulas diferentes. Veja a seguir cada uma e o passo a passo do cálculo. A primeira fórmula é utilizada para encontrar o valor do ICMS próprio, também chamado de ICMS Inter. Trata-se do valor que o emissor da nota fiscal recolheria normalmente.
Para a maioria dos demais produtos consumidos no país, a taxa média é de 18%, e para produtos supérfluos como cigarros, cosméticos e perfumes, o imposto é de 25%. Se um produto é comprado a R$ 1.000,00 em São Paulo, cuja alíquota é de 18%, para chegar no valor do ICMS basta calcular: 1.000 x 0,18, que é igual a R$ 180,00.
Quais foram as grandes epidemias da história mundial?
Qual a distância entre a Terra e Plutão?
Pode trabalhar 60 horas por semana?
Qual a diferença de raças e espécies?
Quais os pontos negativos das aulas online?
O que a Bíblia fala sobre renovação da mente?
Quem escreveu a primeira segunda e terceira epístola de João?
Quanto é o salário de um fiscal do Ibama?
Como tomar comprimidos de vitamina D?
Onde id Estava deve ego estar?
Qual tipo de carga dá mais dinheiro?
Qual a lei que protege o funcionário?
Quem é responsável pela compra dos equipamentos utilizados no teletrabalho?