Quando cabe recurso especial no Processo Civil?

Pergunta de Benjamim Antunes de Branco em 30-05-2022
(25 votos)

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quando é cabível o recurso especial?

Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.


Quais os requisitos para recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Para quem é dirigido o recurso especial?

O Recurso Especial é o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.

Qual a principal finalidade do recurso especial?

A principal finalidade, portanto, do recurso especial é a defesa do direito objetivo e a unificação da jurisprudência, de modo a proporcionar segurança jurídica e a igualdade dos cidadãos perante a lei, porisso o simples prejuízo da parte ou a sucumbência não é suficiente para embasar o recurso excepcional.

Recurso Especial e Recurso Extraordinário (Processo Civil) - Resumo Completo


34 curiosidades que você vai gostar

Qual é a finalidade do recurso?

Finalidade do recurso

É o pedido de reexame de uma decisão para reforma-la, invalidá-la, esclarece-la ou integrá-la. É dirigido para o tribunal decidir a questão, obedecendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

O que é recurso especial no processo penal?

Trata-se o Recurso Especial (REsp) de instrumento destinado a questionar matéria de ordem federal que tenha sido desobedecida por Tribunal inferior (Tribunais de Justiça, do Distrito Federal, Territórios e Tribunais Regionais Federais).

Quem faz admissibilidade do recurso especial?

A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.

Quem julga o REsp?

Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.



Outras questões

Quais são as leis da Torá?

Qual o percentual de cada classe social no Brasil?

Como saber o tamanho ideal do Apple Watch?

Pode tomar dois comprimidos de zolpidem 10mg?

Qual a melhor forma de guardar diploma?

Como usar o topiramato para emagrecer?

O que é Alopoiese?

Como são os filhos de Nanã?

Quais condutas serão realizadas em caso de acidentes com perfuro cortante e por quê?

Como mover um texto em html?

O que são normas sociais exemplos?

O que é uma rima rica?

Como são as pessoas do Paraná?

Qual a lâmina ideal para fazer a tosa bebe?

Como Descobrir as propriedades de uma pessoa?

Como ativar permissão de administrador w10?

Quantas gramas tem uma xícara?

Pode existir casamento entre primos?

Quanto custa para revalidar um diploma de mestrado no Brasil?

Qual o nome da droga que se cheira?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com