Quando cabe recurso especial no Processo Civil?

Pergunta de Benjamim Antunes de Branco em 30-05-2022
(25 votos)

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quando é cabível o recurso especial?

Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.


Quais os requisitos para recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Para quem é dirigido o recurso especial?

O Recurso Especial é o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.

Qual a principal finalidade do recurso especial?

A principal finalidade, portanto, do recurso especial é a defesa do direito objetivo e a unificação da jurisprudência, de modo a proporcionar segurança jurídica e a igualdade dos cidadãos perante a lei, porisso o simples prejuízo da parte ou a sucumbência não é suficiente para embasar o recurso excepcional.

Recurso Especial e Recurso Extraordinário (Processo Civil) - Resumo Completo


34 curiosidades que você vai gostar

Qual é a finalidade do recurso?

Finalidade do recurso

É o pedido de reexame de uma decisão para reforma-la, invalidá-la, esclarece-la ou integrá-la. É dirigido para o tribunal decidir a questão, obedecendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

O que é recurso especial no processo penal?

Trata-se o Recurso Especial (REsp) de instrumento destinado a questionar matéria de ordem federal que tenha sido desobedecida por Tribunal inferior (Tribunais de Justiça, do Distrito Federal, Territórios e Tribunais Regionais Federais).

Quem faz admissibilidade do recurso especial?

A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.

Quem julga o REsp?

Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.



Outras questões

O que há no citoplasma da célula?

Como apagar a conta do tinder?

O que são nomes comuns?

Como faço para pagar a inscrição do Encceja 2020?

Qual a característica do retângulo?

O que significa ser demitido por justa causa?

Como compartilhar jogos PS4 2021?

Como é o clima da região Nordeste?

Quantos km por litro faz a NXR 150 Bros 2009?

O que locução verbal?

Quanto ovo tem de proteina?

O que e um debate?

Quem é o outorgante é outorgado?

De quem é a SUKE SUKE no Mi?

Quando às vezes tem crase?

Que tipo de empresa deve constituir a CIPA?

Quem são os pais de Taylor Swift?

Quais são os maiores ritmos no carnaval nordestino são?

Quais são as quatro funções da administração?

O que sao freios?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com