O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.
O Recurso Especial é o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.
A principal finalidade, portanto, do recurso especial é a defesa do direito objetivo e a unificação da jurisprudência, de modo a proporcionar segurança jurídica e a igualdade dos cidadãos perante a lei, porisso o simples prejuízo da parte ou a sucumbência não é suficiente para embasar o recurso excepcional.
34 curiosidades que você vai gostar
Finalidade do recurso
É o pedido de reexame de uma decisão para reforma-la, invalidá-la, esclarece-la ou integrá-la. É dirigido para o tribunal decidir a questão, obedecendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.
Trata-se o Recurso Especial (REsp) de instrumento destinado a questionar matéria de ordem federal que tenha sido desobedecida por Tribunal inferior (Tribunais de Justiça, do Distrito Federal, Territórios e Tribunais Regionais Federais).
A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.
Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.
Quem é considerado capaz para exercer a atividade empresarial?
Como funciona o afastamento de gestante na pandemia 2021?
Como transferir arquivos de fotos do Mac para um HD externo?
Como fazer para imprimir boleto IPVA?
Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?
Quais as doenças que causam pneumonia?
Qual o órgão responsável pelo Conselho Tutelar?
O que é norma jurídica e suas características?
O que é lipase e qual sua função?
Porque o cabelo crespo quebra muito?
Qual o tempo de duração do curso de auxiliar de dentista?
Quantas vezes por ano uma empresa paga dividendos?
Quando se considera ocorrido o fato gerador do ICMS?
Quais são os remédios mais perigosos?
Qual a diferença entre Radfem e Libfem?
Quantos atletas brasileiros participaram das Paralimpíadas de Tóquio?
Quem é mais forte Naruto ou Rock Lee?
Quem analisa o agravo de instrumento?
O que acontece se eu não tomar anticoncepcional no primeiro dia da menstruação?