Quando Cabe prova testemunhal?

Pergunta de Carlos Bruno Matias de Matias em 02-06-2022
(69 votos)

Quando a lei exigir prova escrita da obrigação, a prova testemunhal é admissível se houver início de prova por escrito (Art. 444); Quando o credor não pode ou não podia, por questões morais ou materiais, obter a prova escrita da obrigação (Art.

Quando requerer prova testemunhal?

O momento adequado para requerer a prova testemunhal é a petição inicial (art. 319, VI, CPC/2015), para o autor, ou a contestação, para o réu (art. 335, CPC/2015), ou então na fase de especificação de prova (art. 357, § 4º, CPC/2015).


Qual o momento para apresentar rol de testemunhas?

Art. 407. Incumbe às partes, no prazo que o juiz fixará ao designar a data da audiência, depositar em cartório o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profissão, residência e o local do trabalho; omitindo-se o juiz, o rol será apresentado até 10 dias antes da audiência.

Quando a testemunha é suspeita?

Quem são as pessoas suspeitas de ser testemunha

– o inimigo da parte; – o amigo íntimo; – a pessoa que tiver interesse no litígio.

Em quais situações é permitida a substituição de testemunhas?

Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte só pode substituir a testemunha: I - que falecer; II - que, por enfermidade, não estiver em condições de depor; III - que, tendo mudado de residência, não for encontrada pelo oficial de justiça.

PROCESSO CIVIL II - Prova Testemunhal


19 curiosidades que você vai gostar

Em qual das hipóteses a seguir não se admite substituição de testemunha pela parte?

Para Toffoli, no processo penal, a substituição de testemunhas não deve ficar restrita às hipóteses de falecimento, enfermidade e não localização, pois nessa área do direito a garantia da ampla defesa decorre diretamente da Constituição Federal.

É possível substituir alguma testemunha depois de apresentar o rol de testemunhas?

Uma vez apresentado o rol de testemunhas, só será possível a substituição das mesmas se ocorrer alguma das situações previstas no art. 451 (morte, doença que impeça o depoimento ou mudança de endereço que impeça a localização).

Em quais situações que a própria testemunha dirá ao juiz que não pode depor?

“Art. 7º. São direitos do advogado: XIX recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional.”

Quem é obrigado a ser testemunha?

Toda pessoa pode ser testemunha e, em regra, é obrigada a comparecer. Então o cidadão chega para ser ouvido, informa seus dados, promete dizer a verdade e começa a ser questionado. Mas para algumas pessoas, a lei deu um tratamento diferenciado quando estão na posição de testemunhas.

Quais são as hipóteses de impedimento e suspeição das testemunhas?

Impedimentos e Suspeição

O parentesco com uma das partes é impedimento.... O impedimento pode ser conhecido de ofício pelo tribunal, o que não ocorre com a suspeição, que necessita da provocação da parte; a suspeição fica superada se não for alegada em tempo, enquanto que o impedimento... Art.

Precisa apresentar rol de testemunhas novo CPC?

450. O rol de testemunhas conterá, sempre que possível, o nome, a profissão, o estado civil, a idade, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, o número de registro de identidade e o endereço completo da residência e do local de trabalho.

Qual é o momento que a defesa deve apresentar o rol de testemunhas no rito ordinário?

Assim é que, na proposição da prova oral, prevê o Código de Processo Penal que o rol de testemunhas deve ser apresentado, sob pena de preclusão, na própria denúncia, para o Ministério Público e, na resposta à acusação, para a defesa.

Qual o prazo para arrolar testemunhas no Processo Penal?

- O artigo 395 do Código de Processo Penal dispõe que "O réu ou seu defensor poderá, logo após o interrogatório ou no prazo de 3 (três:dias, oferecer alegações escritas e arrolar testemunhas".

Quando a prova testemunhal pode ser considerada prova documental?

São aquelas que presenciaram a assinatura do instrumento do ato jurídico e junto com as partes o firmaram, ou seja as testemunhas presenciais. A prova testemunhal é dos poucos momentos em que o juiz utilizará o poder discricionário dentro do processo, pois cabe a ele valorar a prova testemunhal.

O que é prova testemunhal CPC?

Trata-se da prova obtida mediante o relato prestado, em juízo, por pessoas que conhecem o fato litigioso.

Quem não pode ser admitidos como testemunhas?

228 do Código Civil , segundo o qual não podem ser admitidos como testemunhas os cônjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, até o terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade, ou afinidade.

Porque parente não pode ser testemunha?

Desse modo, irmãos não podem servir como testemunha uns dos outros, vez que seu grau de parentesco é de 2º grau, sendo impedido pela lei. Além disso, TIOS (AS) NÃO PODEM ser testemunhas de seus sobrinhos e vice-versa, pois estes são colaterais em 3º grau.

Quem é dispensado de depor?

207 - São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

Sou obrigado a ser testemunha em abordagem policial?

Não, você só deve ser testemunha se você quiser. Mesmo que você tenha provas ou tenha vivenciado determinada situação, o agente de segurança não pode te obrigar a prestar depoimento como testemunha; você só deve ser conduzido à Delegacia se você concordar.

São impedidos de depor como testemunhas?

Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas (art. 405 , caput, do CPC ).

São incapazes de depor como testemunhas?

Art. 405. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

O que acontece se a testemunha não for depor?

Entretanto, se as testemunhas não comparecem, devem ser intimadas para depor em momento posterior, sob pena de condução coercitiva. Essa regra celetista, na visão da desembargadora e ao contrário do decidido na sentença, não permite que se considere preclusa a produção de prova oral.

Como impugnar rol de testemunhas?

# O primeiro deles é questionar ao seu cliente sobre o que ele sabe das testemunhas, se têm alguma ligação íntima ou próxima com a parte contrária e buscar provas nas redes sociais de fotos que comprovem essa relação. # O segundo é juntar as provas dessa amizade, desse relacionamento, e levar na audiência.

Como impugnar uma testemunha?

§ 1º É lícito à parte contraditar a testemunha, arguindo-lhe a incapacidade, o impedimento ou a suspeição, bem como, caso a testemunha negue os fatos que lhe são imputados, provar a contradita com documentos ou com testemunhas, até 3 (três), apresentadas no ato e inquiridas em separado.

O que diz o artigo 455 do CPC?

455. A falta de qualquer testemunha não será motivo para o adiamento, salvo se uma das partes tiver requerido sua intimação, declarando não prescindir do depoimento e indicando seu paradeiro com a antecedência necessária para a intimação.



Outras questões

Como fazer as pazes com uma pessoa?

Como puxar a tinta da impressora?

Como puxar emplacamento de moto AL?

Como consultar o chassi do carro?

Como puxar boleto de multa para pagar Detran GO?

Como puxar água com mangueira gravidade?

Como instalar o Chrome OS em um notebook?

É possível perder medidas e não perder peso?

Qual o tamanho do útero com 4 semanas de gravidez?

Como aumentar a pressão da água por gravidade?

Quais os sintomas de problema no ouvido?

Como não correr atrás de ninguém?

Como falar com namorado sobre noivado?

Como puxar internet Wi-Fi?

Como identificar um amor obsessivo?

Como puxar tomada da luz?

Como agir numa crise depressiva?

Como redimensionar uma imagem para um banner?

Como saber se estou tendo alucinações?

Como faço para contatar o administrador do sistema?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com