Quando cabe agravo em REsp?

Pergunta de Álvaro Gustavo Pires de Martins em 30-05-2022
(16 votos)

1.042. Cabe agravo contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

Quando é cabível agravo em recurso especial?

1.030 do CPC. Desta forma, no mesmo sentido do CPC/1973, nos casos em que o tribunal de origem, em juízo provisório de admissibilidade, inadmitir o recurso especial/extraordinário, é cabível agravo ao tribunal superior, nos termos do art. 1.042 do CPC.


Quando cabe agravo interno ou agravo em recurso especial?

O mesmo artigo afirma que contra a decisão de inadmissibilidade prolatada sob os fundamentos expostos no inciso I, caberá agravo interno (1.030, §2º) e que contra a decisão de inadmissibilidade prolatada na forma do inciso V, caberá agravo em recurso especial.

Em qual hipótese cabe o agravo em recurso especial ou recurso extraordinário?

Caso o juízo de admissibilidade do recurso especial seja negativo, única hipótese de recorribilidade, cabe a interposição de agravo (artigo 1.042 do CPC), o qual, contraminutado e sem juízo de retratação, será encaminhado ao tribunal superior.

O que é um agravo em recurso especial?

O Agravo em Recurso Especial ou Extraordinário, previsto no rol dos recursos do artigo 994 do Código de Processo Civil, é cabível da decisão do Presidente ou Vice-Presidente do Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional que inadmite, em juízo prévio de admissibilidade, recurso especial ou extraordinário.

AGU Explica - Agravo em Recurso Extraordinário e em Recurso Especial


28 curiosidades que você vai gostar

Quem julga o agravo em REsp?

O agravo em REsp ou REx é protocolado, no prazo de 15 dias (não tem preparo), no próprio tribunal a quo – tribunal de justiça, para que o presidente do TJ intime a outra parte para as contrarrazões, remetendo ao STJ ou STF, a depender do recurso, sem que faça a admissibilidade no momento.

O que acontece quando o recurso especial não é admitido?

Art. 544. Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.

O que é agravo em recurso especial ou extraordinário?

Você sabe o que é um Agravo em Recurso Especial e em Recurso Extraordinário? Direito Processual Civil. O Recurso Extraordinário e o Recurso Especial são destinados a tratar de inconsistências da decisão judicial com o ordenamento jurídico, por isso, não discutem fatos.

Quais as hipóteses de interposição de ré e REsp?

a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal. O Resp, diferentemente do Rext, só é cabível contra acórdão dos tribunais.



Outras questões

Quem são o povo de Israel?

O que é vetor ou transmissor?

O que é polímeros condensação?

Pode passar creme na sobrancelha?

O que são os valores paralímpicos?

Como funciona registro de pai afetivo?

Quais são os gêneros literários infantil?

Como fazer um elogio para uma empresa?

O que significa ter uma testa grande?

Quantos kg posso levar para Portugal?

Como é enxergar só com um olho?

O que é sonhar conversando com uma pessoa que já morreu?

Como fazer a mistura de vinagre com bicarbonato?

Como é chamado o gráfico de pizza?

O que é o tecido Oxford?

Onde encontrar bactérias anaeróbicas?

Qual deve ser o perfil do coordenador pedagógico?

Qual o valor de 25 elevado a 1?

Como lavar toalhas de banho e elas ficarem cheirosas?

Para que serve o material radioativo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com