O que define uma extinção em massa é a morte de cerca de três quartos de todas as espécies existentes em pouco tempo – em torno de 2,8 milhões de anos, segundo o The Conversation.
Maiores extinções em massa A partir do Ordoviciano, os eventos de extinção foram no Ordoviciano superior, no Devoniano superior, no fim do Permiano, no Triássico superior e no fim do Cretáceo. Às vezes, são chamados de “os cinco grandes”.
A extinção pode ser local ou global. Chamamos de local quando ela ocorre apenas em uma determinada região. Já a extinção global é aquela em que o organismo não é encontrado em todo o planeta. As extinções locais podem ser reversíveis, ou seja, é possível reintroduzir a espécie, por exemplo.
Extinção do Permiano. ... Assim, essa extinção acontecida há 251 milhões de anos foi realmente brutal. Na verdade, foi a maior extinção em massa pela qual já passou o nosso planeta. Alguns cientistas estimam que até 95% de todas as espécies marinhas e 70% das espécies sobre a terra tenham sido apagadas do mapa!
Os eventos passados foram causados por alterações catastróficas do ambiente, incluindo erupções vulcânicas maciças ou colisão com um asteróide. A sexta extinção em massa – a que está ocorrendo agora – é diferente: de acordo com os cientistas, ela é causada por seres humanos.
As chamadas “Big Five”, ou seja, as cinco grandes extinções em massa, ocorreram no Ordoviciano (há cerca de 440 milhões de anos), Devoniano (365 milhões de anos), Permiano (250 milhões de anos), Triássico (215 milhões de anos) e Cretáceo-Paleógeno (65 milhões de anos) (Freeman & Herron, 2009).
Permiano
A mais devastadora, talvez, seja a extinção em massa do Permiano, 225 milhões de anos atrás. Cerca de 90% das espécies viventes naquele tempo foram extintas, incluindo a maioria dos vertebrados terrestres dominantes da época, os sinapsídeos.
Estudo descobriu que, até 2050, a taxa de extinção de vertebrados será até 117 vezes maior do que o esperado em condições normais. ... Já faz algum tempo que diversos cientistas vêm argumentando que a sexta extinção em massa está ocorrendo agora, no momento em que você lê esse texto.
As extinções em massa passadas ocorreram por causa de fenômenos naturais como citados acima. Porém, são os humanos que estão causando a extinção em massa atual. Se as tendências atuais continuarem, a metade de todas as espécies de vida da Terra se extinguirá em menos de 100 anos.
Dentre as extinções em massa mais conhecidas, destaca-se a do Cretáceo-Terciário, que levou ao fim dos dinossauros. Para que uma espécie seja extinta, vários fatores importantes devem ser avaliados.
Diversos cientistas adeptos do ambientalismo sugerem que a Terra está passando por uma sexta extinção em massa.
A validade deste evento como um extinção em massa é debatido pela comunidade científica, sendo concluído por alguns que tal evento, apesar de chamar a atenção do ser humano, não possui magnitude suficiente para ser comparado as outros 5 grandes eventos de extinções em massa.
O que fazer quando a pele do rosto está irritada?
Quem criou o Dia das Mães no Brasil?
O que não é recomendado comer na gravidez?
Como se pode entender a relação entre natureza humana e vida social segundo essas teorias políticas?
Qual a diferença entre concreto de cimento e concreto armado?
Qual a principal atividade econômica do Estado de Alagoas?
Onde está escrito na Bíblia quem matou Caim?
O que são migrações forçadas e espontâneas?
O que quer dizer moça em portugal?
Quais são as causas da artrite psoriática?
Quais são os cinco valores olímpicos?
Quais os tipos de boldo existe?
É necessário entubar na anestesia geral?
Quantas garrafinhas de água equivale a 2 litros de água?