A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.
Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas.
Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.
26 curiosidades que você vai gostar
Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa
A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.
As locuções adjetivas são normalmente formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio. A locução adjetiva nunca é formada por verbo, nesse caso corresponde a uma oração. Exemplos de frases: O amor de mãe é o mais forte de todos.
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de".
Exemplos de frases com orações explicativas
Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.
As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase. ... Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal.
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto.
...
Oração subordinada substantiva objetiva diretaOs alunos avisaram que se atrasariam. ... Os jornalistas perguntaram quem daria a entrevista.
Terá um sentido equivalente à conjunção “pois”. Exprimirá um sentido de explicação. Introduzirá uma oração coordenada sindética explicativa.
Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. – É evidente que o culpado é o mordomo. Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula.
Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de “etc.” e outros não. “E ambos acertam. Então tanto faz.” Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: “Se você repetir etc., etc., etc.
É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta.
Conjunções coordenativasaditivas;adversativas (oposição);alternativas;conclusivas;explicativas.
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
Lista de locuções adjetivas e adjetivos correspondentesde abdômen - abdominal;de abelha - apícola;de água - hídrico;de alma - anímico;de aluno - discente;de amigo - amistoso ou amigável;de anel - anelar ou anular;de anjo - angelical;
Locução é a união de duas palavras exercendo a função de um termo somente. E “adjetiva”, corresponde ao adjetivo, que, como você já sabe, é a palavra que dá qualidade ao substantivo. Então podemos dizer que: Locução adjetiva é a expressão formada por duas palavras, mas que exercem a função de um adjetivo.
Quanto tempo dura a Faculdade de Paleontologia?
Como tirar mancha de roupa branca mancha vermelha?
Como saber se o alternador não está funcionando?
O que pode ser uma mancha na cabeça?
O que são as Letras do Tesouro Nacional?
Como verificar coxim do amortecedor está ruim?
Como tirar mancha de álcool em couro sintético?
Como funciona a empresa Empiricus?
Como saber se meu antepassado se naturalizou brasileiro?
Como tirar manchas amarelas que ficam nas roupas embaixo da axila?
Como tirar manchas de mesa de vidro?
Como funcionam as aulas da UNIP?
Como saber se o seu amor é recíproco?
Como tirar manchas de tinta em couro sintético?
Como aquecer periquitos no frio?
Como consultar advogado suspenso?