Quando o tronco de uma árvore é cortado, é fácil notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a um ano de vida. Os anéis são contados de dentro para fora, a partir da medula.
50 anos
Enquanto as chamadas árvores primárias vivem, em média, 50 anos, as árvores climáticas pode existir por milhares de anos. Para que a planta se desenvolva bem é necessária a combinação de alguns fatores: ar, luz, água, solo fértil com abundância de nutrientes, espaço para crescimento e calor.
A forma mais precisa para se medir a idade de uma árvore é contando-se os números de anéis formados em seu tronco ao longo dos anos. Mais ainda: devem ser contados os anéis na base do tronco, na parte mais baixa da árvore, ou no máximo a 1,4 metro do chão. Cada anel é um ano, um ciclo de desenvolvimento da árvore.
As árvores são formadas por raiz, caule e folhas e podem ter ou não flores e frutos. O crescimento das árvores se da por meio das células meristemáticas, estes se multiplicam por meio de estímulos hormonais, dentre eles a auxina e a giberelina.
jequitibá-rosa
O imponente jequitibá-rosa (Cariniana legalis) pode viver centenas de anos. Um exemplar localizado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), possui cerca de 3 mil anos, sendo a árvore mais velha do Brasil.
Extraordinariamente diversas em tamanho, as coníferas englobam espécies como a Dacrydium laxifolium, da Nova Zelândia, que mede apenas oito centímetros quando adulta, e as gigantescas sequóias dos Estados Unidos, de noventa metros de altura.
Para encontrar a idade, você utiliza a função “=INT”, que irá realizar um cálculo baseado na subtração da data atual pela de nascimento, dividida pelos anos. Para efeito de cálculo, se utiliza o número 365,25 devido aos anos bissextos. A fórmula para o exemplo acima é “=INT ((C2-B2)/365,25).
Na equação para estimar a idade da árvore, você inserirá a medida da largura do anel ou, caso não haja tocos por perto, uma taxa média de crescimento. Mesmo que conheça a largura média dos anéis, você pode ainda usar a taxa média de crescimento para estimar a idade e, a seguir, comparar os resultados de ambos os métodos.
Como se calcula a idade de um fóssil? TEMPO REGISTRADO Pela datação, sabe-se que este fóssil de lagarto tem 140 milhões de anos. Foto: Gettyimages/Ken Lucas
Onde o sol nasce no Oriente ou no Ocidente?
Quanto tempo de prancha para definir?
O que é o recurso de apelação?
O que é liofilização e quais suas vantagens?
Qual antibiótico é bom para cisto no ovário?
Quais são os benefícios do suplemento cromo?
Desde quando existe dia dos avós?
Como obter a cidadania americana?
Quantas horas uma pessoa pode trabalhar por semana?
Quando o crime é considerado qualificado?
Quais são as estratégias de marketing e vendas?
Qual é o país de origem do milho?
Quantos números tem 100 bilhões?