A videira começa a florescer, geralmente após oito semanas do início da germinação.
A videira inicia sua produção após 3 anos de plantio. Nestes primeiros 3 anos ela desenvolve raízes para absorção de nutrientes e ramos vegetativos que irão sustentar os cachos produzidos. Após 3 anos de cultivo ela têm condições nutricionais para iniciar a sua produção, produzindo poucos cachos.
No Hemisfério Norte, isso ocorre entre julho e setembro, podendo variar de acordo com a região. Já no Brasil (e em outros países produtores de vinhos do Hemisfério Sul), o período se dá entre o fim de janeiro e o fim de março. No Brasil, a época de vindima ocorre entre o fim de janeiro e o fim de março.
O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano. É o único lugar do planeta onde isso acontece.
Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar.
34 curiosidades que você vai gostar
O ciclo da videira pode variar desde os 130 dias nas regiões quentes e de variedades precoces até a mais de 200 dias para os climas frios... Seis a treze semanas após o abrolhamento, nos nós dos ramos jovens e à razão de 1 a 4 cachos por ramo, surgem as flores da videira dispostas à fertilização.
Fases de maturação da uva: - Período de crescimento herbáceo; - Pintor; - Maturação; - Sobrematuração. Este período vai desde o momento da formação do bago até ao momento em que se dá o pintor, tendo uma duração média de 45 a 65 dias.
Uma vez fortalecida, com o cuidado devido, videiras podem viver e produzir uvas por 50 até 100 anos, então plante-as no local certo, porque movê-las interrompe o crescimento.
O aparecimento das flores de uva é conhecido com uma das fases do seu ciclo vegetativo, chamado de floração da videira ou inflorescência. Esse processo acontece no hemisfério sul em meados de novembro enquanto que no hemisfério norte em meados de maio, exatamente na primavera correspondente.
Produção Da poda à colheita, o plantio demora de 85 a 200 dias. O que determina o período são a intensidade luminosa e a temperatura. Indica-se a irrigação para garantir maior produtividade e qualidade.
É importante manter a linha de crescimento e estruturação do pergolado. Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação 20-05-20 no pé da planta.
Deve-se dar preferência ao calcário dolomítico (com magnésio), sendo que o mesmo deve ser aplicado em toda a área, pelo menos, 3 meses antes do plantio.
Como as plantas ainda não têm folhas para perder essa água, a pressão de água nos ramos aumenta e é eliminada ao cortá-los. Esse "choro" não causa nenhum prejuízo às plantas. Sendo apenas um indicativo de que elasjá estão prestes a brotar, em resposta ao aumento de temperatura no final do inverno e início da primavera.
As irrigações deverão ser realizadas periodicamente de acordo com as condições do solo. No primeiro ano recomenda-se regar duas vezes por semana, atentando para não causar déficit ou excesso de água.
Algumas delas são:maturação e colheita da uva;esmagamento;prensagem;fermentação;trasfega;clarificação;estabilização;amadurecimento.
A maturação é uma etapa importante na elaboração de um vinho. Sua função é fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa.
Grau BABO -. Quantidade percentual de açúcares contida no mosto, em peso.
Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.
Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.
Escolha um lugar virado para o norte para plantar as uvas. O calor desse tipo de exposição garante que as uvas cresçam tão doces quanto possível. Um solo bem drenado e rico em nutrientes também é importante para esse cultivo.
Porta-enxertos
Essa falta de frutos na parreira pode acontecer por se tratar de um tipo específico de parreira: a porta-enxerto. A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos.
A falta de frutificação em uma videira pode ocorrer por diversos fatores, como nutrição inadequada e as próprias características genéticas da variedade. Também podem prejudicar a produção de frutos as condições climáticas do local do plantio, como o excesso de chuva e umidade no período da floração.
— Os meses ideais para a poda da parreira, poda seca ou poda de inverno são julho e agosto, principalmente agosto em ano como este, onde tivemos oscilações bastante bruscas de temperaturas (como a última semana que passou com calor de verão), que expõe a planta a um risco maior de brotação antecipada.
Em vez de uma única poda (de produção, como geralmente é chamada) no inverno, são feitas duas. A primeira no inverno, para a formação de ramos, e a segunda no começo do verão, o que fará com que a produção seja deslocada para o outono e inverno.
O que se tem na mesa de frios?
Qual a ordem de entrada das daminhas e pajens no casamento?
Qual o lucro de uma franquia Cacau Show?
Pode viajar de avião com ferro de passar?
Como tirar os bichinhos do Waze?
Qual o problema mais comum no Cerrado?
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Como saber se o Câncer está apaixonado?
Como calcular o consumo de água pelo hidrômetro?
Quais os documentos necessários para averbar uma construção?