Síndrome de sabe-tudo: pessoas dominadas pelo ego que não conseguem evoluir. As pessoas que sofrem da síndrome de sabe-tudo possuem um sério problema: nessa tentativa persistente de se mostrarem superiores, elas apenas mostram que sofrem de uma séria insegurança sobre si mesmas.
Pessoas que acham que sabem de tudo geralmente se encaixam em duas categorias (ou uma combinação das duas). Alguns sabichões são inseguros e tentam encobrir isso ao tentar saber o máximo possível sobre as coisas. Outros realmente acham que sabem de tudo, então, se sentem na obrigação de mostrar seus conhecimentos para outras pessoas.
Costuma-se dizer que alguém é um sabe-tudo quando presume seus conhecimentos e cultura diante dos outros, mas na realidade isso se trata de atitude exagerada que não corresponde ao seu verdadeiro valor intelectual.
Foi por meio desse estudo, publicado na revista Journal of Personality and Social Psychology, que Dunning e Kruger consagraram a teoria de que todo ser humano se acha melhor do que realmente é (e que, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela vai achar que sabe).
Uma forma de argumentar com uma pessoa que acha que sempre tem a razão é, antes de mais nada, concordar com ela ou ao menos admitir que entende o ponto de vista dela. Depois de concordar, você pode apresentar um outro ponto de vista. Por exemplo, você pode dizer: “Entendi o que você quis dizer. É um ponto de vista válido, mas eu penso que…”.
Como transformar horas e minutos em decimal?
Como reverter justa causa por insubordinação?
Tem como reaver o dinheiro que foi bloqueado por bloqueio judicial?
Como colocar referência de site em trabalho?
Como é colocado a lente nos dentes?
Como converter o número de dias em dias?
Como são conhecidos os vasos gregos explique?
Como transformar uma logo em marca d'água Illustrator?
Quais as complicações da teníase?
Como se classificam os tratados internacionais quanto ao número de partes?