Sinais de que a mente não está bem Se estamos ansiosos, não respiramos normalmente. Vamos ficando ofegantes, com respiração cada vez mais curta. Quando percebemos, estamos praticamente sem respirar. Esse descompasso precisa ser resolvido e é importante trabalhar a respiração.
Isso só ocorre pois o sofrimento está presente na mente, sendo fruto de algo que não foi resolvido de forma correta, talvez esteja relacionado a um trauma, uma emoção reprimida, as pressões e o estresse do dia a dia, mudanças repentinas e tudo mais que a mente não está conseguindo lidar, mas que o corpo está mostrando ...
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
A medicina psicossomática é a ciência que busca compreender os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre o corpo humano. Para os pesquisadores norte-americanos, Candace Pert e Bruce Lipton, os pensamentos podem adoecer o corpo. Os cientistas vão mais além e afirmam que há uma biologia dos sentimentos.
Seja qual for o mecanismo, é evidente que a mente e o corpo comunicam através de hormonas e neurotransmissores, que têm origem no cérebro e depois transmitem sinais a outras partes do corpo», diz Lissa.
24 curiosidades que você vai gostar
O corpo reage rapidamente produzindo hormônios, palpitações, tremores. Portanto, não é surpresa alguma entender que todos os pensamentos e emoções provocam reações diversas no organismo, e cada palavra que ouvimos afeta profundamente o funcionamento do corpo.
Paz, calma, fé e alegria. Pensamentos positivos são essenciais para a nossa qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto mental. Os bons sentimentos ajudam no intenso trabalho dos nossos principais órgãos, gerando mais força, ânimo e energia para o dia a dia.
O corpo nunca desliga o sinal de alerta. E, uma hora ou outra, mostra os sinais de exaustão, que, se agravados, podem ser até fatais. “Morrer de tanto trabalhar” não existe só no sentido figurado.
Quando estamos em harmonia nosso corpo tem seu funcionamento em total equilíbrio, trabalha de forma ordenada e nos sentimos bem. Quando a doença surge ou entra em atividade, é como se tivesse muito trabalho, menos reforços, o trabalho fica acumulado e as tarefas não são bem executadas.