O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.
O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).
Tipos de desenvolvimento7 – Tipos de desenvolvimento.Desenvolvimento direto.Desenvolvimento indireto.Desenvolvimento indireto ou metamorfósico.
O desenvolvimento direto e o indireto são termos usados para descrever os diferentes processos do desenvolvimento animal. O desenvolvimento animal começa com um ovo fertilizado. A diferença entre o desenvolvimento direto e o indireto está na forma em como é desenvolvida a fase jovem da vida.
25 curiosidades que você vai gostar
Desenvolvimento indireto
O desenvolvimento é dito indireto quando o ser vivo possui fases com diferentes aspectos entre o nascimento e a fase adulta, ou seja, quando o ser vivo sofre metamorfose.
A fecundação é interna – normalmente com cópula – e o desenvolvimento é geralmente indireto (com estágio larval). Entretanto, existem espécies com desenvolvimento direto (sem estágio larval). Os crustáceos ocupam diferentes níveis tróficos, sendo especialmente importantes nas cadeias alimentares aquáticas.
Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.
Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.
Tipos de desenvolvimento infantilDesenvolvimento infantil físico.Desenvolvimento cognitivo.Desenvolvimento social infantil.Desenvolvimento afetivo.Marcos importantes até os 12 meses.Marcos do desenvolvimento dos 18 meses aos 6 anos.Sensório-motor: de 0 a 2 anos.Pré-operatório: de 2 a 7 anos.
A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.
Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento. ... Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto.
Metamorfose nos Insetos
No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.
Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra. As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo.
Animais com desenvolvimento indireto
Simplesmente libertam os gâmetas na água, não exibindo qualquer cuidado parental adicional. Normalmente, a libertação de gâmetas nestas espécies é sincronizada entre os indivíduos da população que libertam, assim, um elevado número de células sexuais.
Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. ... Se houver fecundação do ovócito secundário por um espermatozoide, a meiose se completará, originando um zigoto, que é levado até o útero pelas contrações musculares da tuba uterina.
Existem quatro tipos de anexos embrionários, presentes ou não nos diversos grupos do reino animal e importantes para os estudos em embriologia. Eles são divididos em âmnio, saco vitelínico, alantoide e cório.
Fases do desenvolvimento embrionário
Os animais apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionário, mas, de modo geral, em praticamente todos ocorrem três fases consecutivas: segmentação, gastrulação e organogênese.
Os seres vivos também se caracterizam por crescer. Quando diversas células em uma planta ou animal se dividem, essa planta ou animal fica maior. Outra forma de crescimento é quando novas partes surgem em um organismo. Além disso, seres vivos se reproduzem, ou seja, criam uma nova geração de vida.
O desenvolvimento animal é um processo contínuo, iniciando-se no zigoto e tendo no nascimento um ponto marcante. ... Quando os animais, ao nascer, diferem significativamente dos adultos considera-se que estes apresentam um desenvolvimento indirecto, passando por metamorfoses.
Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.
Característica distintiva do subfilo: dois pares de antenas; Na cabeça: além dos dois pares de antenas, apresentam um par de mandíbulas e dois pares de maxilas.
Os anfíbios são animais conhecidos principalmente por sua dependência do ambiente aquático, onde vivem parte de sua vida e realizam sua reprodução. Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto.
Os crustáceos são, em sua maioria, dioicos e realização fecundação interna e com desenvolvimento indireto que pode ser por metamorfose e anamorfose (desenvolvimento gradual), sendo as larvas geralmente livre natantes.
Pode usar ácido retinoico todos os dias?
Quanto tempo demora para baixar o preço de um celular?
Quantas vezes por semana posso usar máscara tonalizante?
Pode pagar IPVA pelo aplicativo do celular?
Qual é a ordem correta durante o ciclo de vida da informação?
O que são os núcleos grácil e cuneiforme?
Como funciona o juros da Crefisa?
É verdade que todo número inteiro é racional é nem todo número inteiro é natural?
Tem alguma chance do Sol apagar?
Como saber se o câncer de pulmão está avançado?
Qual o número do Caixa Tem do ZAP?
Quais as características de um profissional proativo?
Quanto custa um curso de salvatagem?
Qual a principal diferença entre o método de custeio da departamentalização é o método ABC?