É um patrimônio cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na data de 25 de maio de 1938, sob o processo de nº 89-T-1938.
O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público e instituindo um regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social e preservando a cédula de identidade de uma comunidade, e assim, garantir o respeito à ...
24/06/2016 13h59. A catedral da Sé, na região central de São Paulo, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico). O tombamento da igreja foi aprovado na última segunda (20) devido à importância religiosa e histórica da edificação para a cidade de São Paulo ...
Fechada em 1954 - devido ao rompimento da barragem – e reaberta esporadicamente para alguns eventos, desde 1986 abriga o anexo do Museu de Arte da Pampulha.
Dos antigos Sete Povos das Missões localizados no Rio Grande do Sul, destacam-se as ruínas de São Miguel, um dos aldeamentos, chamados de redução, fundados por padres jesuítas, entre o final do século XVII e meados do século XVIII, para abrigar e catequizar os índios guaranis.
23 curiosidades que você vai gostar
Revoltados, os guaranis enfrentaram as tropas portuguesas e espanholas na chamada “Guerra Guaranítica” (1754-1756) e foram derrotados. Somente a partir da terceira década do Séc. XX, o processo é invertido, quando as autoridades brasileiras se voltam para a preservação desse importante testemunho de nossa história.
As ruínas de São Miguel já foram palco de shows internacionais. “As Missões foram fundadas há 400 anos pelos jesuítas. Trabalhando como arquitetos, escultores, pintores e professores eles construíram, auxiliados pelos índios guaranis, uma civilização única na América Latina”.
O Conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha foi tombado em 1984 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo das Artes ...
Segundo o dossiê entregue à UNESCO, o Conjunto Moderno da Pampulha atende a todos esses critérios porque representa uma nova síntese na arquitetura mundial, com a relação do conjunto com a paisagem e a colaboração de vários gênios como arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Cândido ...
“A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras.
Em 1913, iniciou-se a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
2 - O que pode ser tombado? O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas, etc.
Criar uma conta de acesso por meio do cadastro no serviço Brasil Cidadão e, em seguida, acessar o sistema SICG. O cidadão interessado no serviço deve possuir uma conta de acesso cadastrada na Plataforma Brasil Cidadão. Para obter as informações o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).
Implantada nas encostas de um estreito e sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas na região das chamadas Minas Gerais, no interior do Brasil, a cidade histórica de Ouro Preto originou-se do processo de agregação de diversos arraiais de garimpo de ouro, ali estabelecidos no final do século XVII e início do ...
O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.
A Pampulha é o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. O Iphan tombou todo o Conjunto, em 1997. Para a UNESCO, representa uma obra-prima do gênio criativo humano, e o próprio Oscar Niemeyer o considerou uma de suas obras mais importantes.
Existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora. O Brasil, 13º país no ranking, possui 22 bens tombados (14 culturais, 6 naturais e 1 misto), em 17 estados.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
O sítio, comumente chamado de ruínas de São Miguel das Missões, foi declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983. A construção foi edificada no século XVIII, entre 1735 e 1745.
Cerca de 300 anos atrás, ela era o ponto principal de um povoado fundado por padres jesuítas e índios guarani. Hoje, as ruínas fazem parte do sítio histórico São Miguel Arcanjo, o único local do sul do país considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Nos anos 1920, as ruínas do antigo povo de São Miguel Arcanjo, no atual município de São Miguel das Missões, foram reconhecidas como Monumento Histórico pelo Governo do Estado.
Mas assim que atingiu seu apogeu, com a ereção da sua igreja, entre 1735 e 1750, iniciou seu ocaso. Envolvida nas disputas políticas e territoriais entre Portugal e Espanha e nas controvérsias que cercaram a atividade jesuíta, foi um dos centros da Guerra Guaranítica e acabou incendiada e despovoada em 1756.
Declínio. No século XVIII, a região estava sob disputa entre Espanha e Portugal. O Tratado de Madri de 1750 havia posto a área à disposição de Portugal em troca da Colônia do Sacramento, e a saída dos Jesuítas espanhóis ali ficou decretada.
Representam importante testemunho da ocupação do território e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos, na maioria da etnia Guarani, e missionários jesuítas europeus.
Quais as consequências dos fertilizantes e agrotóxicos nas cadeias alimentares?
O que é ser manipulado por alguém?
Quais são os sintomas de rejeição?
Como desativar a inversão de cores?
Como conseguir módulo atrair chuvoso?
Qual a melhor oração para fazer de manhã?
Quantas línguas se falam em Portugal?
Qual cor de vidro é mais barato?
Qual o certo de frente ou em frente?
O que é uma bagagem desacompanhada?
Quais eram os produtos que os astecas cultivavam?