A crioterapia atua na analgesia pelos mecanismos: Adaptação do receptor; efeito contra-irritante e efeito neurogênico. Quando se limita o grau de inflamação, inibem-se os efeitos dos componentes remanescentes.
A crioterapia é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de frio no local e que tem como objetivo tratar inflamações e dores no corpo, diminuindo sintomas como inchaço e vermelhidão, já que promove a vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo local, diminui a permeabilidade das células e o edema.
Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da ...
A ação direta dos termorreceptores sobre a camada muscular arteriolar gera liberação de bradicinina e serotonina e diminuição de vasodilatadores como a histamina e prostaglandinas. Isso ocorre como mecanismo de proteção para limitar a perda de calor nos primeiros 15 minutos da crioterapia.
A crioterapia pode ser aplicada de diversas maneiras: compressas geladas, por meio de recipientes, toalhas ou saco plástico com gelo picado, compressas de gel, compressas químicas, imersão em água e gelo, gelo seco, spray químico (DENEGAR, 2003; MACEDO; GUIRRO, 2013).
25 curiosidades que você vai gostar
Profissionais que podem fazer
Já a crioterapia mais simples, com bandagens e cremes com cânfora e mentol, pode ser feita por esteticistas e fisioterapeutas.
Pessoas com problemas de saúde e de pele, como: urticária, por exemplo, infecções na pele, gravidez, pós cirúrgico, doença do sistema imune, doenças do coração e câncer devem evitar a prática.
A termoterapia utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar tratamentos terapêuticos ou estéticos, seja por meio da radiofrequência ou da aplicação de mantas térmicas. Na fisioterapia, a técnica é adotada como alternativa de tratamento paliativo para a dor.
Através do calor, conseguimos aumentar a velocidade metabólica, a excreção de dejetos, a vasodilatação para o aumento do aporte de oxigênio, a aceleração na contração muscular, a diminuição da resistência elástica e viscosa da musculatura, diminuindo o risco de rompimento das estruturas elásticas como músculos, tendões ...
Como tirar sugestões de pesquisa?
Como ativar o foco Horizon zero Dawn?
Como fazer pedido do cartão Senff?
Como por um amigo no Minecraft?
Como parcelamento no boleto 123 Milhas?
Como fazer manobras no Homem-aranha PS4?
Qual hidratante usar com Creamy?
Como dar um reset no Playstation 2?
Como transferir vídeo do CD para o celular?
Quais são as fases do Pregão eletrônico?
Como passa a ser chamado o alimento após a Quilificação?
Como encapar caderno com folha de plástico?
Como aplicar Fundo Preparador na massa corrida?
Onde é gravado A Culpa é do Cabral 2020?
Qual é a missão do esporte nas comunidades carentes de baixa renda?
Como o exercício físico pode influenciar no combate ao estresse?
Como o esporte pode contribuir com o meio ambiente?
Como o docente pode transformar a sua aula em conteúdo significativo no ensino de ciências?