No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Há sempre uma polêmica quando dizemos que um choque de determinado valor (por exemplo de 110 volts) pode não levar a pessoa a óbito. No popular, um choquinho não faz mal, só serve para acordar a pessoa que o tomou. Ou então se diz “Um choque 110V não oferece perigo. O perigoso é um choque 220V”.
A pessoa fica "colada" quando leva choque pq a musculatura da mão se contrai com a passagem da corrente.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
28 curiosidades que você vai gostar
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.
Primeiros socorros para choque elétricoCorte ou desligue a fonte de energia, mas não toque na vítima;Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;Chame uma ambulância, ligando para o 192;
Primeiros socorrosA primeira medida é interromper o contato da pessoa com a fonte elétrica. Desligue a chave geral. ... Depois desses cuidados iniciais, verifique se a pessoa está respirando, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie a reanimação cardíaca.