A hidratação pode ser realizada por via oral ou intravenosa. A maior parte da água no organismo se encontra no compartimento intracelular e proporciona o meio através do qual se realizam as funções metabólicas. Portanto, as modificações na quantidade de água intracelular afetarão gravemente a saúde do indivíduo.
Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.
A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal. Ela representa entre 50 e 65% do nosso corpo e é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema, inclusive para a pele.
Ela contribui para a regulação da temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, ainda, por ser um solvente, age como um veículo de transporte e distribuição das vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células.
A hidratação da pele ocorre pela passagem de suor que é constituído por água e sais minerais pela derme e epiderme ou pelo depósito de hidratantes de origem cosmética e/ou farmacêutica.
Por exemplo, o leite é mais hidratante do que a água pura pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido no estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.
Hidratação: 7 maneiras de se hidratar além de beber água
Hidratantes à base de óleos vegetais, lanolina, silicone ou vaselina, agem por oclusão, ou seja, formam uma camada que diminui a perda de água pela pele. Produtos com glicerina, por exemplo, agem por umectação, e ajudam a pele a captar umidade e manter a hidratação.
Por isso, é tão importante hidratar o corpo diariamente com um creme ou loção para nutrir as células e minimizar o desgaste precoce. Sem falar que a pele necessita de hidratação para manter sua função de barreira, protegendo o corpo da ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas.
A importância da hidratação é um assunto que merece espaço. Estudos apontam que, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida . Ainda, atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado.
Como funciona o processo de hidratação na pele. Tire suas dúvidas e hidrate-se cada vez mais! A pele é formada por três camadas: a parte externa (epiderme), a intermediária (derme) e uma interna, mais profunda (hipoderme).
Para aproximar a necessidade de manter o organismo hidratado dos benefícios que podem ser percebidos, veja abaixo como a hidratação age e proporciona melhorias para as funcionalidades do corpo. O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta.
É bom dormir de barriga pra cima?
Como limpar tapete felpudo com bicarbonato?
Qual o remédio mais forte para dor na coluna?
Quantos por cento e o IPVA de Minas Gerais?
Quais são as mudanças ambientais?
Como funciona Ser afiliado da Amazon?
O que provoca arritmia sinusal?
Como mudar o idioma do teclado para inglês?
Qual o pH crítico da hidroxiapatita e fluorapatita?
Como organizar um estoque de semi joias?
Como funciona a matrícula na UFRJ?
Pode tomar suco de uva a noite antes de dormir?
Qual o salário mínimo no Canadá 2022?
Quais os tipos de nexo causal?
Quantas linhas deve ter a conclusão do Enem?
Qual é a ordem dos adjetivos em inglês?