Qual vetor do vira-cabeça?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(80 votos)


Qual vetor do vira-cabeça?

O Vira-cabeça é um complexo de vírus pertencentes ao gênero Tospovirus, transmitido por espécies de tripes de ocorrência generalizada como a Frankliniella occidentalis e a Frankliniella schultzei.

Como controlar o vira-cabeça no tomate?

Vários inseticidas foram ensaiados no contrôle da moléstia de vírus do tomateiro denominada vira-cabeça, transmitida por um tripes do gênero Frankliniella. Os resultados obtidos nestes ensaios mostraram que, dos inseticidas ensaiados, Rhodiatox e Hexason 2540M foram os mais eficientes.

Como os sintomas que possibilitam diagnosticar o vírus do vira-cabeça na cultura da alface podem se manifestar?

Segundo Talita Scholl, Gestora de Produtos da Sakata, “os sintomas mais comuns são observados primeiramente no pecíolo e no limbo das folhas internas, mais novas, onde aparecem lesões marrom claras, que escurecem com o tempo”.



O que significa Tswv?

Viroses do complexo do vira-cabeça do tomateiro Dentre elas, seis ocorrem no Brasil, mas somente quatro infectam o tomateiro: Tomato spotted wilt virus (TSWV), Tomato Chlorotic spot virus (TCSV), Groundnut ringspot virus (GRSV) e Chrysanthemum stem necrosis virus (CSNV).

Qual a relação do inseto tripes com o fungo da doença vira cabeça no tomateiro?

Os tospovírus são transmitidos por tripes e se multiplicam no inseto vetor. O vírus somente é adquirido pelo tripes no estadio de larva, e este permanece durante toda a vida no corpo do inseto. Em geral, quando a infecção por tospovírus ocorre no início do ciclo da cultura do tomateiro, as perdas são totais.

Qual é a cabeça do tomate?

O vira-cabeça do tomateiro é uma doença muito conhecida e presente no cultivo do tomate. Se trata de uma doença virótica tendo como agente causal principal o Tomato Spotted Wilt Virus (TSWV) do gênero Tospovirus, doença essa que é considerada uma das mais importantes da cultura acarretando inúmeros impactos econômicos.



Como controlar tripés em tomate?

Controle: Plantar na época de menor incidência da praga. Instalar o viveiro longe de áreas de culturas que possam ser atacadas pelo tripes. Manter o viveiro limpo, bem como a área de transplante. Arrancar e queimar as plantas com sintomas da doença.

Quais os sintomas vetores e medidas de controle que devem ser feitas em hortaliças infestadas por vírus?

Os sintomas da doença são bronzeamento e/ou necrose de folíolos apicais, redução do tamanho de folhas, curvatura do ponteiro, presença de manchas escuras em pecíolos e haste e de anéis cloróticos e necróticos em folhas e frutos. Ocorre ainda paralisação do crescimento da planta e redução significativa na produção.

Quais são as doenças de pragas que atacam as culturas de alface?

As moscas minadoras causam verdadeiro estrago em diversas hortaliças. Na alface, as larvas desse tipo de mosca atacam as folhas e abrem galerias esbranquiçadas, em forma de serpentina. Se a infestação for grande, a mosca minadora causa necrose, secamento das folhas e desfolha, principalmente em pés novos de alface.



O que é vírus do mosaico?

O vírus-do-mosaico-dourado (VMDF) é uma doença causada por um geminivírus transmitido pela mosca-branca (Bemisia tabaci) e é um dos principais problemas na cultura do feijão na América Latina (Galvez & Morales, 1989).

Qual é o vírus vira-cabeça?

O Vira-cabeça é um complexo de vírus pertencentes ao gênero Tospovirus, ... de forma que o vírus se multiplica no tripes e permanece transmissível ao longo da vida do inseto, daí a sua importância epidemiológica, agravada ainda pelo fato de o tripes ser um inseto polífago.

Quais são os vírus de plantas descritos?

VÍRUS E VIRÓIDES OS VÍRUS MACROMOLÉCULAS: -Ácido nucléico RNA ou DNA Fita simples Fita dupla -Capa protéica -Envelope (alguns) -Replicação na hospedeira Ácido nucléico Capa protéica Capsômero Envelope Espículas FORMAS E DIMENSÕES DOS VÍRUS DE PLANTAS ~1000 vírus de plantas descritos TAMANHO Isométricos: 17 –120 nm Alongados: 3 –25 nm X

Como ocorre a transmissão do vírus do inseto?

É um dos mais agressivos e drásticos problemas no campo, culminando na morte das plantas afetadas e na produção de frutos inaptos à comercialização. A transmissão do vírus ocorre tanto na fase larval quanto na fase adulta, mas as partículas virais são adquiridas apenas na fase larval do inseto.

Qual o tempo de transmissão do vírus?

Persistente Tempo de aquisição: período mínimo de alimentação do vetor na planta para a aquisição do vírus. Tempo de transmissão: período mínimo de alimentação do vetor na planta para a transmissão do vírus Latência: período entre a aquisição e o início da transmissão do vírus pelo vetor



Outras questões

Qual o lucro de vender roupas?

Como melhorar a ortografia de uma criança?

Como fazer o Código do dinheiro no GTA?

Como tratar a pele de um fumante?

Qual a CTC ideal do solo?

Como se escreve Igor?

Como treinar a percepção visual?

Como faço para rastrear uma compra da China pelo correio?

Qual melhor remédio para memória idoso?

Como reagir a um elogio?

Como separa a sílaba guerreiro?

Como escrever de acordo com a norma culta?

Como socializar em escola nova?

Porque que eles fazem joguinhos?

O que podemos fazer para melhorar a nossa personalidade?

Qual a origem da palavra exceto?

Como melhorar uma ressaca moral?

Como separar o nome agradecimento?

Por que o ex te procura?

Como tirar carrapato de cachorro com vinagre?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com