Os tratamentos terciários de efluentes consistem em técnicas físico-químicas ou biológicas para a retirada de poluentes específicos que não foram retirados pelos outros processos mais comuns.
O tratamento terciário de efluentes remove os poluentes específicos, que não são removidos pelos métodos biológicos convencionais (as duas primeiras etapas do tratamento). Devido a este fator, são utilizadas técnicas físico-químicas ou biológicas para a remoção desses poluentes específicos.
A maioria dos processos terciários envolve algum tipo de tratamento físico-químico, como coagulação, filtração, adsorção com carvão ativado, osmose reversa e desinfecção.
Por fim, o tratamento terciário possibilita a remoção de poluentes específicos, como substâncias tóxicas e não biodegradáveis, ou ainda patógenos de difícil remoção, metais e aqueles poluentes que porventura não tenham sido completamente eliminados no tratamento secundário.
Logo, o tratamento secundário baseia-se na utilização de processos biológicos que, através de tecnologias, são acelerados para que a matéria biodegradável seja consumida e, por fim, gere um efluente tratado. Os processos biológicos constituem-se de reações bioquímicas que transformam a matéria em Biomassa.
17 curiosidades que você vai gostar
Tratamento Secundário
Nesta etapa é empregado para a remoção, via ação biológica, do material em solução de natureza biodegradável. Sendo assim, característico de todos os processos de tratamento por ação de microorganismos, podendo ser classificados como aeróbios e anaeróbios.
Tratamento secundário
Esse processo objetiva remover a matéria orgânica que não foi removida no tratamento anterior. Se bem feito, o tratamento permite obter um efluente em conformidade com a legislação ambiental.
Tratamento terciário ou pós-tratamento: são removidos os poluentes específicos como os micronutrientes (nitrogênio, fósforo…) e patogênicos (bactérias e fungos). Isso quando se deseja que o efluente tenha qualidade superior, ou quando o tratamento não atingiu a qualidade desejada.
O Tratamento preliminar é responsável pela remoção de sólidos grosseiros e areia presentes no esgoto afluente. Tem como objetivo evitar o acúmulo de sólidos grosseiros e material inerte e abrasivo nas tubulações e demais unidades da ETE. Sempre que possível, recomenda-se mecanizar e automatizar essa etapa.
Como colocar o cinto na cadeira?
Como ocorre o fluxo populacional no Brasil?
Como funciona antecipação de maquininha?
Qual exame detecta HPV na boca?
O que lançar na contabilidade?
Quem emite o pedido de compra?
Quem tem dermatite atópica pode usar amaciante?
O que prende a atenção das pessoas?
Quais são as regras do jogo videogame?
Como preencher uma tabela no Word 2007?
Como lavar banana na pandemia?
Como prender o cabelo para ele crescer?
O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo?
Porque a qualidade da foto fica ruim no Stories?
Como administrar seu dinheiro segundo a Bíblia?
O que é bom para prender o intestino?