Os títulos do VDRL são considerados positivos quando 1/16 ou superiores. Títulos inferiores são considerados falso-positivos5,10,12 quando os testes treponêmicos forem negativos.
VDRL reagente 1/2
Esses títulos refletem a quantidade de antígenos treponêmicos, ou seja, a quantidade antígenos contra a bactéria Treponema pallidum presentes no sangue do paciente: quanto maior o denominador (parte de baixo), maior a quantidade de antígenos.
O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.
O resultado positivo, como o próprio nome sugere, significa que o paciente está com sífilis. Em contrapartida, se o resultado apresentado for negativo, significa que o paciente não está infectado (ou está curado, caso tenha sido diagnosticado com a doença anteriormente).
Reagente Reagente Podem significar sífilis ativa, sífilis latente ou sífilis tratada. Para esclarecer o caso, deve-se analisar a história do indivíduo (dados clínicos e epidemiológicos). Reagente (geralmente em títulos baixos) Não reagente Provavelmente é uma reação cruzada e esse resultado um falso-positivo.
36 curiosidades que você vai gostar
O resultado é considerado positivo quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos, sendo fundamental nesses casos que o médico seja consultado para que o tratamento seja iniciado rapidamente.
O título de 1:4 em pacientes que apresentaram VDRL positivo, tem significado de paciente devidamente tratada e menos risco para o bebê. Seria interessante manter uma monitorização do bebê pela Medicina Fetal e repetir VDRL no tempo de 30-60 dias novamente para menor ansiedade do casal.
O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O seu resultado é dado em formas de diluição, ou seja, um resultado 1/8 (1:8) significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes.
Esse valor alto não determina qual o estágio da sua sífilis, há quanto tempo pegou a doença ou a gravidade da doença. Geralmente valores altos de VDRL estão associados a doença mais precoce, com menos de um ano. A sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.
Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.
São causas comuns de falso positivo de VDRL: Síndrome do anticorpo fosfolípide, relacionada a trombose arterial e venosa. Hanseníase. Tuberculose.
A cicatriz sorologica diz que você já entrou em contato com a sífilis. Não é grave e não significa que você ainda tem a doença. Se você realizou o tratamento correto inclusive com o tratamento do parceiro, você não tem a doença. Esse titulo do VDRL poderá ficar tão baixo quanto 1/2 ou 1/4.
No caso da doxiciclina, você deverá usar 1 comprimido, por boca, de 12 em 12 horas, por 28 dias. Na presença de neurossifilis, o tratamento com penicilina cristalina deverá ser realizado. O controle do tratamento e a evidência de cura deverá ser com o VDRL em 3 meses.
O tratamento para sífilis geralmente é feito com injeções de Penicilina benzatina, também conhecida como Benzetacil, que devem ser indicadas pelo clínico geral, infectologista ou ginecologista-obstetra, no caso das gestantes diagnosticadas com sífilis.
Tipos de sífilisSífilis primária, que é caracterizada pelo aparecimento de sintomas na região genial cerca de 3 semanas após o contato com a bactéria;Sífilis secundária, que surge algumas semanas após o desaparecimento dos sintomas da sífilis primária, sendo indicativo de desenvolvimento da bactéria;
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.
A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior.
A redução de dois ou mais títulos do VDRL (ex: de 1:128 para 1:32) ou a negativação do exame em 6 a 9 meses do tratamento, indica cura. Deve verificar também se seu parceiro realizou o tratamento corretamente também. A medicação de eleição é a Penicilina Benzatina.
O controle do tratamento da sífilis deverá ser feito em 3 meses do final do tratamento com o VDRL. Não tenha relações sexuais até realizar este exame. A queda de 4 vezes do título do exame é sugestivo de cura. O seguimento deverá ser feito com 6, 9 e 12 meses do tratamento.
O monitoramento deve ser realizado com teste não treponêmico (VDRL, RPR, TRUST, por exemplo) e, sempre que possível, com o mesmo método utilizado no diagnóstico. Se o diagnóstico for realizado com VDRL, deve-se manter o seguimento com VDRL.
As 6 doses da Benzetacil tratam 96 a 98% dos casos de sífilis. Se você tem sífilis confirmada, realizou o tratamento correto e o VDRL não reduziu um novo tratamento será necessário, mas com Benzetacil, 6 doses.
Os títulos baixos (menor ou igual a 1:4) podem persistir por mais tempo. Por este motivo, diante de pacientes assintomáticos, sem antecedente conhecido de sífilis tratada, com qualquer teste imunológico reagente, deve-se prescrever tratamento adequado com três doses de Penicilina a intervalos semanais.
Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou de mãe para o filho em caso de infecção em gestantes. Existem vários tipos de testes para o diagnóstico da sífilis .
Olá. Não é possível saber quem transmitiu a sífilis para o outro somente pelo valor do VDRL. O importante é que a sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.
O ideal é repetir o testes após 2 ou 3 meses do final do tratamento. Você pode fazê-lo antes, mas provavelmente não haverá maiores alterações das titulações sem haver falha de tratamento, apenas pelo curto período .
Como utilizar um Microhmímetro?
Como usar estetoscópio Littmann Classic III?
O que é ser bonito por dentro e por fora?
O que fazer para se sentir confiante?
Como ficar mais bonita sem gastar muito?
O que é preciso para ser um mentalista?
Quanto ganha um Capelão hospitalar?
O que é ser elegante Glória Kalil?
Como selecionar um texto que não dá pra selecionar?
Como sublinhar palavras no caderno?
Qual é o consórcio mais fácil de ser contemplado?
Como ser bom no truco Paulista?
Como identificar os pontos cardeais através do sol?