A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.
A cirurgia para retirar pedras nos rins é indicada quando os pacientes apresentam dores muito intensas que não podem ser controladas por medicamentos, infecção urinária associada a presença de cálculo, dilatação da via urinária excretora e risco de obstrução da uretra ou ureter.
Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.
Cálculos menores do que 6 milímetros podem ser expelidos sem tratamento específico, ressaltando que o paciente pode ter cólica renal durante a sua eliminação. Cálculos que não sejam de ácido úrico e tenham mais do que 6 milímetros devem ser tratados por algum método intervencionista.
60% dos cálculos renais entre 5 e 7 mm (0,5 e 0,7 cm) são eliminados sem tratamento; essa taxa cai para menos de 50% nas pedras com tamanho entre 7 e 9 mm (0,7 e 0,9 cm). Já a pedras grandes, com mais de 9 mm (0,9 cm), somente 25% saem espontaneamente, mesmo assim, apenas se já estiverem na parte final do ureter.
34 curiosidades que você vai gostar
O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.
“Ela pode se formar em pouco tempo, de 15 a 20 dias. O crescimento dela vai variar. Às vezes continua pequena, mas pode crescer rápido”, alertou. De acordo com o médico, pedras a partir de 4 a 5 milímetros (mm) podem causar dor.
Como os cálculos renais estão situados na região dos ureteres, antes de serem eliminados, passarão pela bexiga e pela uretra.
Como é feito o tratamento de pedra nos rins? Cálculos renais pequenos, menores que 5-6mm, podem ser expelidos pela urina, sem necessidade de cirurgia. Porém, nem sempre isso ocorre. Já cálculos renais maiores dificilmente são eliminados espontaneamente e quase sempre requerem tratamento cirúrgico.
Como se proteger de roubo de carro?
Como se dá a origem da Filosofia do Direito?
Como são os jovens de hoje em dia?
Quais exames são feitos no Sabin?
Como estimular o intraempreendedorismo dentro de uma empresa?
Como os livros da cavalaria influenciaram as ações do fidalgo?
Como as drogas afetam os adolescentes?
Qual foi o acordo que os irmãos fizeram com o governo para ter a reserva indígena de Xingu?
Qual o valor ideal para desvio padrão?
Como usar o Fibonacci no Metatrader 5?
Pode colocar Erva-mate nas plantas?
Como usar o Helium para fazer backup?
Como interpretar teste de Shapiro-Wilk?
Para que serve o hidrolato de lavanda?
Como colocar o app da HBO GO na Smart TV LG?
O que significa ter o Buda dentro de casa?