As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
“Isso seria fechar os olhos para os terríveis impactos sócio-emocionais.” Não! Não é assim que se escreve. A grafia correta é “socioemocionais”.
Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
Com hífen:
Em linhas gerais, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com as nossas emoções e estão ligadas a atributos que facilitam o relacionamento interpessoal.
Trata-se, muito resumidamente, de um projeto educacional que promove, além do acompanhamento curricular tradicional, também o desenvolvimento intencional da inteligência emocional e das chamadas habilidades socioemocionais, como proatividade, perseverança, criatividade e pensamento crítico, auxiliando alunos e alunas a ...
( socio- + emocional) adjectivo de dois géneros. adjetivo de dois géneros. Que é relativo simultaneamente a questões sociais e emocionais, nomeadamente à gestão das emoções no relacionamento com os outros (ex.: competências socioemocional; desenvolvimento socioemocional). pub.
Tanto “sócio-econômico” quanto “socioeconômico” estavam corretos. Contudo, com a entrada em vigor, definitivamente, do novo acordo ortográfico, no dia 16, apenas “socioeconômico” passou a ser considerado certo. Todas as palavras formadas pelo prefixo “sócio” devem ser escritas sem hífen, com exceção das começadas com “o” e com “h”.
No entanto, muitas vezes vi já escritas as palavras «sociocultural» ou «sociolinguística», inclusivamente no próprio dicionário Aurélio, onde aparecem as formas «sociolinguística/o» e «sóciopolítico» (note-se a divergência quanto à acentuação). sócio-cultural, sóciocultural ou sociocultural? Sócio-simbólico, etc.?
Ex3: Sociocultural. Perceba que o termo sociocultural, por ser escrito sem hífen, não recebe acento agudo, pois se trata de uma palavra oxítona terminada em ‘l’. Já quando o vocábulo tem hífen, o prefixo sócio deve vir acentuado, porque estamos diante de uma paroxítona terminada em ditongo. É o caso, por exemplo, do termo sócio-humanitário.
Quanto custa o processo de posse de arma de fogo?
Em quais casos há exceção no tratamento de dados sensíveis LGPD?
Quais são as funções do corpo humano?
Onde fica a segunda maior floresta do mundo?
Por que a atuação do Inmetro como regulamentador é dada em caráter residual?
O que é preciso para um projeto de lei ser aprovado?
Que remédio caseiro é bom para pneumonia?
Até quando vai o renda Brasil?
Quais são os 22 filmes da Marvel?
Quais hortaliças plantar em outubro?