O tumor é melhor definido como um aumento no volume de uma determinada parte do corpo. Esse aumento pode ser ocasionado pela proliferação de células.
O estroma tumoral é um compartimento morfológico muito importante na modulação do crescimento e invasão tumorais. As relações entre as células epiteliais e o respectivo estroma não são ainda completamente entendidas.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
Pode ser classificada como benigna ou maligna. A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos. A neoplasia maligna, também conhecida como câncer, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.
Causas de tumores cutâneos
Um tumor é um crescimento anormal de células em qualquer tecido do seu corpo. Existem tumores malignos (câncer) e benignos. Um tumor geralmente surge quando as células se subdividem excessivamente no corpo. O ciclo normal de uma célula é nascer, exercer suas funções em nosso corpo.
Estroma – é a porção responsável pela sustentação e nutrição do órgão. É constituído por tecido conjuntivo que existe em volta e entre as porções secretoras e os dutos.
1. [ Anatomia ] Tecido que sustenta um órgão ou uma estrutura anatómica (ex.: estroma gastrointestinal; estroma ovariano). 2. [ Biologia ] Tecido compacto de um fungo, constituído pelo entrelaçamento das hifas.
Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos. Apesar dos tumores algumas vezes serem cancerígenos, tumor e câncer não são sinônimos. Tumor se refere a um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo.
Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas ele é muito mais comum em quem tem a pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores. Isso porque são mais sensíveis ao sol. Também vale lembrar que o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
As pessoas que têm história de um câncer de pele têm 20% de chance de desenvolver um segundo câncer de pele nos próximos dois anos. Pacientes idosos têm mais câncer de pele. Uma vez que a maioria dos cânceres de pele é causada pela exposição à luz ultravioleta, esse tipo de câncer geralmente não é considerado hereditário.
Câncer de pele melanoma: inclui apenas o melanoma maligno, que é o tipo mais perigoso e que tem chances de cura mais baixas, especialmente se identificado numa fase muito avançada;
Para identificar sinais que possam indicar o desenvolvimento de câncer na pele existe um exame, chamado de ABCD, que é feito a partir da observação das características de manchas e pintas para verificar se há sinais que correspondam ao câncer.
Qual a diferença entre SAD e SAE?
Quais são os esportes de marcas exemplos?
Quais as contraindicações da Damiana?
Qual operação se faz primeiro soma ou multiplicação?
Qual a diferença de coenzima Q10 e ubiquinol?
Quais são os 8 tipos de desperdícios Lean Manufacturing?
Qual pomada usada para anestesiar no Microagulhamento?
Qual é o objetivo da dança contemporânea?
Quais os tipos de controle de acesso?
Quanto a pessoa cresce por ano?
Quais as reações do losartana?
O que representa a arca de Noé nos dias de hoje?
O que acontece quando alguém falsificou sua assinatura?
Qual é o elemento a32 da matriz?
Qual a maior fonte de poluição do Brasil?
Como cobrar honorários advocatícios trabalhista?
Em que EP Sasha morre Shingeki?